Projeto leva cursos de programação de computadores e robótica às instituições de ensino médio de Russas
Esse trabalho é desenvolvido como um projeto de extensão da UFC e utiliza os laboratórios de informática do Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe
![]() |
Projeto leva cursos de programação de computadores e robótica às instituições de ensino médio de Russas — Foto: Henrique Martins / arquivo pessoal |
Texto e Edição redação BaixoJaguaribe com colaboração de Henrique Martins / Projeto EPRA
O Projeto Arduino é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus de Russas, na Região do Vale do Jaguaribe, no Ceará.
Esse trabalho tem como objetivo principal levar a programação de computadores e a robótica, através do Arduino, que são placas e dispositivos programável, similar ao dispositivo comercial Alexa às instituições de ensino médio da região de Russas.
Um dos cursos desenvolvido pelo projeto é Introdução a Programação com a Linguagem C, sendo uma das linguagens mais bem sucedidas do mundo. Para os alunos, não é necessário ter nenhum conhecimento na área e o curso é completamente gratuito.
O Projeto de Ensino de Programação e Robótica com Arduino (EPRA) nasceu no ano de 2018 com o objetivo de incluir e dar oportunidade a alunos de escolas públicas de ensino médio no mundo da programação, com a tutoria do professor Pablo Soares.
![]() |
Aula de Arduino nos laboratórios de informática da Universidade Federal do Ceará em Russas no Vale do Jaguaribe — Foto: Henrique Martins / arquivo pessoal |
O projeto já vem há vários anos nessa caminhada formando e apresentando esse universo de programação aos alunos da região de Russas e do Vale do Jaguaribe. No Campus da UFC em Russas, a Programação é ensinada já no primeiro ano dos cinco cursos de graduação.
Em geral, os ingressantes enfrentam dificuldades logo no primeiro contato com os fundamentos da disciplina. Nesse contexto, o projeto EPRA visa envolver os discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Campus de Russas, para difundir os conhecimentos de programação para estudantes do ensino fundamental e médio da cidade de Russas e Região do Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará.
Também, em meio a um contexto de pandemia e isolamento social em 2020, a equipe do projeto criou um site
para divulgar cursos e outros projetos que envolvam a área de
tecnologia, visando levar o ensino da computação ao maior número de
pessoas possível.
Comentários