Pular para o conteúdo principal

Tapioca com carne assada é tradição no café da manhã da Serra na Região do Jaguaribe no Ceará

A Tapioca é consumida logo pela manhã, bem cedo e deve estar quentinha. O Portal baixojaguaribe mostra receitas regionais típicas do café da manhã

 

 

Tapioca com carne assada  — Foto: Daniel Márcio/arquivo pessoal
Tapioca com carne assada  — Foto: Daniel Márcio/arquivo pessoal
 

 

Receita bem nordestina, a tapioca sertaneja tem esse nome porque leva carne assada e queijo entre os ingredientes.

Ingredientes

  • 1/2 (meio) quilo de goma de mandioca (fécula de mandioca);
  • 1/2 (meio) quilo de queijo coalho (fatiado ou em pedaços);
  • 1/2 (meio) quilo de carne bovina.



Modo de preparo


Tem que salgar bem a carne, de preferência de um dia para o outro, pode ser a parte da bisteca, do lombo, da costela, do coração. Desde que tenha bastante gordura.


Leve ao fogo a lenha para assar ou em uma churrasqueira, sempre virando a carne, para a gordura ir se espalhando por sobre toda a carne. Cuidado para não deixar a carne secar muito, quanto mais suculenta, melhor.

   
A panela (frigideira ou caçarola) deve estar bem quente para fazer a tapioca. Espalhe a goma e mexa com a lenha ou o carvão para baixar um pouco o fogo, sendo no fogão a gás, coloque o botão no mínimo, desde que a panela seja mantida sempre quente.

 
Acrescente a carne e o queijo em cima e depois dobre a tapioca, ou se preferir, pode comer separadamente, em pedaços.

 

Fogão a lenha  — Foto: Daniel Márcio/arquivo pessoal
Fogão a lenha  — Foto: Daniel Márcio/arquivo pessoal



A dica é comer assim que a tapioca sai da panela. Pois se esfriar, ela perde a consistência e não fica tão saborosa, assim também como a carne assada, ou seja, tirando do fogo e logo comendo. 

 

 

Por isso essas cozinhas sertanejas, possuem sempre um fogão a lenha, já com alguma brasa pela manhã, do mesmo fogo que foi usado para passar o café.  



A receita rende aproximadamente 10 tapiocas.



Comentários

VEJA TAMBÉM

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...