Pular para o conteúdo principal

Guanabara é autuada pelo Decon por publicidade enganosa

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon), autuou, nesta segunda-feira (14/08), a empresa de ônibus Expresso Guanabara

 

Guanabara é autuada pelo Decon por publicidade enganosa — Foto: Portal baixo jaguaribe/arquivo
Guanabara é autuada pelo Decon por publicidade enganosa — Foto: Portal baixo jaguaribe/arquivo

Após a fiscalização do órgão constatar que clientes não estão conseguindo obter serviço que, segundo o site do fornecedor, seria garantido a eles. 

 

A averiguação do MP Estadual atende denúncias de consumidores que compraram passagens de ônibus semi-leito e afirmaram terem visto no sítio eletrônico que a oferta de água mineral é disponível para os contratantes dessa categoria. 

 

No entanto, ao entrarem no veículo, os clientes foram informados de que o serviço é apenas direcionado àqueles que compraram a categoria leito.

O ato da empresa é considerado irregularidade, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que esclarece que toda informação ou publicidade com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados fazem, obrigatoriamente, parte do contrato celebrado com o cliente. 

 

De acordo com o coordenador de fiscalização do Decon, Adnan Fontenele, a não entrega desses serviços configura prática de publicidade enganosa e consequente descumprimento de oferta.

Além disso, durante fiscalização feita na agência da empresa situada no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, foi constatada a inexistência de divulgação expressa sobre cada categoria disponível para compra, o que fere o direito básico à informação previsto no CDC. 

A empresa Expresso Guanabara possui o prazo de 20 dias para apresentar defesa.

*com informações do Ministério de Gestão e Inovação (MGI)

Comentários

VEJA TAMBÉM

Protesto na UFC repudia demissões de vigilantes e alerta para aumento da violência

O clima foi de indignação após decisão de cortar postos de trabalho dos vigilantes Um ato público realizado na manhã do último dia 02 de setembro em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu entidades sindicais, representantes do movimento estudantil, professores e trabalhadores em protesto contra a demissão de vigilantes terceirizados. Os manifestantes classificaram a medida como um grave risco à segurança já fragilizada dos campi e um desrespeito à comunidade acadêmica. O clima foi de indignação durante a manifestação. Os oradores, representando uma coalizão de sindicatos e entidades estudantis, argumentaram que a decisão de cortar esses postos de trabalho vai na contramão das necessidades da universidade, onde os casos de violência são uma preocupação constante. Eles afirmam que, longe de ser uma mera questão administrativa, a redução do efetivo de segurança é um convite ao caos. “Hoje, já não temos uma segurança eficaz. Com a redução de vigilantes, a violência...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Denúncia de Fraude no Concurso do IMPARH da Prefeitura de Fortaleza-CE!

Vários candidatos estão protocolando Denúncia de Fraude no Concurso do IMPARH da Prefeitura de Fortaleza-CE! As Suspeitas são de Candidatos Fantasmas.      Listagem do IMPARH com candidato com nome "CASA"  Por Portal Baixo Jaguaribe CE  16/08/2022 10h14 Atualizada em 01/08/2022     As denúncias estão sendo protocoladas através de e-mail para o ministério público endereçadas à Ouvidoria do Órgão - ouvidoria@mpce.mp.br  Denúncia   Os candidatos estão alegando POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NA PROVA DO IMPARH Concurso para Professor Efetivo de Areas Especificas EDITAL 108/2022 e Concurso para Professor Efetivo Pedagogo EDITAL 109/2022. Compartilhe com seus contatos no WhatsApp  Provas   Os pedidos são para a averiguação das Provas que foram realizadas dias 07/08 e  14/08/2022 no município de Fortaleza-CE com as seguintes informações  a serem analisadas:        Questões objetivas das provas de conhecimento...