Pular para o conteúdo principal

Apagão nacional nesta manhã de 15 de agosto

O Brasil viveu um apagão com proporções nacionais nesta manhã de terça-feira (15) durante uma hora e 15 minutos

Apagão nacional nesta manhã de 15 de agosto
Apagão nacional nesta manhã de 15 de agosto — Foto: José Nogueira Filho/arquivo pessoal
 

O Brasil, em todo território nacional, na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, sofreu com um apagão durante uma hora e 15 minutos, entre às 08h45 e às 10h15 da manhã, ocorrido nos estados das regiões Norte, Sudeste e no Nordeste.


Inicialmente, por volta das 08h45 da manhã, aconteceu uma primeira falta de energia repentina, e logo a energia retornou, poucos instantes depois faltou novamente de forma definitiva.


Normalizando apenas, por volta das 10h05, deixando vários estados do Brasil sem luz e afetando todo o país.

 

A Enel, concessionaria de energia do Ceará, informou através de nota, que o apagão foi devido a um corte de carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN). 

 

As operadoras de telefonia, Vivo, Claro, Tim, Oi, entre outras ficaram também sem funcionar durante o apagão, assim como os sinais de transito, gerando grandes congestionamentos e prejuízos para a população. 

Leia a nota da Enel sobre o Apagão nesta terça-feira (15)

"Informamos que, na manhã de hoje (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.

A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m e em São Pauo às 9h20. No Ceará, o fornecimento está sendo restabelecido gradualmente de acordo com a autorização do ONS.

 Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) - acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores."

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...