Professores e alunos da UFC do curso de Engenharia Civil campus de Russas e Prof. de arquitetura campus de Fortaleza, ganham prêmio em Congresso internacional
![]() |
Professores e alunos da UFC Campi de Russas e Fortaleza — Foto: reprodução/UFC |
LAREB
Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sobre a documentação histórica do Theatro José de Alencar, conduzida pela equipe do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB), do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, recebeu a premiação Vitervo O’Reilly, de melhor artigo no XIX Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções (CINPAR 2023).
Com o título ''Updating the documentation of a historic building: a case study of the José de Alencar theatre'' (“Atualização da documentação de um prédio histórico: um estudo de caso sobre o Theatro José de Alencar”, em tradução livre), a pesquisa aborda a atualização da documentação do equipamento cultural localizado em Fortaleza.
Para tanto, foram utilizadas tecnologias de digitalização para o levantamento arquitetônico e metodologias de modelagem da informação da construção para modelagem 3D.
Através de técnicas de última geração, o teatro passou por um levantamento tridimensional de toda a sua estrutura, gerando uma moderna documentação que poderá ser usada para futuros projetos de manutenção e restauro, além de permitir que o edifício se torne objeto de visitação virtual.
UFC Campus Russas
O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos do Curso de Engenharia Civil e do Curso de Ciência da Computação, ambos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, além de professores e alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, em Fortaleza.
O estudo integra o projeto Cientista Chefe da Cultura – Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará, com coordenação do Prof. Esequiel Mesquita, e conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT).
Assinam o artigo os seguintes pesquisadores:
- Mylene Vieira,
- Gilmário Ribeiro,
- Karina Alves,
- José Ermerson Barbosa,
- Henrique Isidorio,
- Thiago Martins,
- Brendda Karen Magalhães,
- Francisco Emerson Almeida,
- Eugênio Moreira
- Esequiel Mesquita.
O trabalho está disponível no site do Journal of Building Pathology and Rehabilitation.
*com informações do Campus da UFC em Russas.
Comentários