Pular para o conteúdo principal

Aluno da UFC em Quixadá é premiado na AWS DeepRacer

A Amazon Web Services (AWS) nos dias 24 e 25 de maio de 2023 promoveu um evento sobre a competição AWS Deep Racer


 

João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
 

O estudante João Victor Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software do Campus da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) em Quixadá, foi o primeiro lugar da competição da qual alunos do Brasil inteiro participaram.


A AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos em que são utilizados modelos de aprendizagem de máquina (machine learning) para conseguir completar um circuito no menor tempo possível.

Desenvolvedores de todos os níveis de habilidade podem aprender o machine learning por meio de um simulador de corrida 3D baseado em nuvem, carro de corrida totalmente autônomo em escala 1/18, impulsionado pelo aprendizado por reforço e pela liga mundial de corridas.

 

O AWS DeepRacer oferece uma maneira interessante e divertida de dar os primeiros passos com o Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço). O RL é uma técnica avançada de Machine Learning (ML) que adota uma abordagem de treinamento de modelos muito diferente dos outros métodos de Machine Learning.

Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC
Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC  

Sua grande vantagem é que ele aprende comportamentos muito complexos sem exigir dados de treinamento rotulados e pode tomar decisões de curto prazo ao mesmo tempo que otimiza para uma meta de prazo mais longo.

A AWS DeepRacer League oferece uma oportunidade para estudantes e desenvolvedores competirem por prêmios e conhecer outros entusiastas do machine learning, de forma online e também presencial.

João Victor Carvalho de Oliveira

João Victor participou do evento como aluno convidado e teve todas as despesas pagas pela Amazon. Ele foi indicado pelo Prof. João Marcelo Alencar, do Campus da UFC em Quixadá, que já ministrou treinamentos da AWS no campus.

De acordo com João Victor, 14 estudantes tiveram um treinamento virtual, que durou cerca de um mês. Finalizado esse primeiro momento, 13 estudantes foram presencialmente a São Paulo, para assistir a palestras sobre cultura da empresa e inteligência artificial, além de conhecer a empresa e participar da competição propriamente dita.

“A gente teve a oportunidade de fazer dois cursos na plataforma estudante [da AWS]. Foram 20 horas de cursos e a chance de testar com o simulador. Uma coisa que contribuiu para eu ter um desempenho melhor na competição foi o background que adquiri na faculdade. Há dois anos eu fiz uma cadeira chamada Aprendizado de Máquina, ministrada pelo Prof. Regis Pires, em que tive a oportunidade de aprender os fundamentos e a base que eu utilizei para aprender esses novos conceitos [nos cursos da AWS] para o evento”, destaca.

professor João Marcelo


O professor João Marcelo, que já ministrou treinamentos da AWS no Campus da UFC em Quixadá, informa que está “planejando aproveitar o momento e abrir treinamentos para fazer a divulgação dessa tecnologia no Campus”.

Segundo o docente, a competência comprovada em assuntos relacionados à computação em nuvem, que era o tema do evento da AWS, pesou na hora da indicação do estudante, que já havia trabalhado com ele em um projeto de transformação digital. “Foi uma conquista muito importante.  Nós já estamos planejando aproveitar o momento para abrir treinamentos e fazer a divulgação dessa tecnologia no campus”, comemora.

*com informações do Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Protesto na UFC repudia demissões de vigilantes e alerta para aumento da violência

O clima foi de indignação após decisão de cortar postos de trabalho dos vigilantes Um ato público realizado na manhã do último dia 02 de setembro em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu entidades sindicais, representantes do movimento estudantil, professores e trabalhadores em protesto contra a demissão de vigilantes terceirizados. Os manifestantes classificaram a medida como um grave risco à segurança já fragilizada dos campi e um desrespeito à comunidade acadêmica. O clima foi de indignação durante a manifestação. Os oradores, representando uma coalizão de sindicatos e entidades estudantis, argumentaram que a decisão de cortar esses postos de trabalho vai na contramão das necessidades da universidade, onde os casos de violência são uma preocupação constante. Eles afirmam que, longe de ser uma mera questão administrativa, a redução do efetivo de segurança é um convite ao caos. “Hoje, já não temos uma segurança eficaz. Com a redução de vigilantes, a violência...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Denúncia de Fraude no Concurso do IMPARH da Prefeitura de Fortaleza-CE!

Vários candidatos estão protocolando Denúncia de Fraude no Concurso do IMPARH da Prefeitura de Fortaleza-CE! As Suspeitas são de Candidatos Fantasmas.      Listagem do IMPARH com candidato com nome "CASA"  Por Portal Baixo Jaguaribe CE  16/08/2022 10h14 Atualizada em 01/08/2022     As denúncias estão sendo protocoladas através de e-mail para o ministério público endereçadas à Ouvidoria do Órgão - ouvidoria@mpce.mp.br  Denúncia   Os candidatos estão alegando POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NA PROVA DO IMPARH Concurso para Professor Efetivo de Areas Especificas EDITAL 108/2022 e Concurso para Professor Efetivo Pedagogo EDITAL 109/2022. Compartilhe com seus contatos no WhatsApp  Provas   Os pedidos são para a averiguação das Provas que foram realizadas dias 07/08 e  14/08/2022 no município de Fortaleza-CE com as seguintes informações  a serem analisadas:        Questões objetivas das provas de conhecimento...