Pular para o conteúdo principal

Aluno da UFC em Quixadá é premiado na AWS DeepRacer

A Amazon Web Services (AWS) nos dias 24 e 25 de maio de 2023 promoveu um evento sobre a competição AWS Deep Racer


 

João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
 

O estudante João Victor Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software do Campus da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) em Quixadá, foi o primeiro lugar da competição da qual alunos do Brasil inteiro participaram.


A AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos em que são utilizados modelos de aprendizagem de máquina (machine learning) para conseguir completar um circuito no menor tempo possível.

Desenvolvedores de todos os níveis de habilidade podem aprender o machine learning por meio de um simulador de corrida 3D baseado em nuvem, carro de corrida totalmente autônomo em escala 1/18, impulsionado pelo aprendizado por reforço e pela liga mundial de corridas.

 

O AWS DeepRacer oferece uma maneira interessante e divertida de dar os primeiros passos com o Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço). O RL é uma técnica avançada de Machine Learning (ML) que adota uma abordagem de treinamento de modelos muito diferente dos outros métodos de Machine Learning.

Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC
Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC  

Sua grande vantagem é que ele aprende comportamentos muito complexos sem exigir dados de treinamento rotulados e pode tomar decisões de curto prazo ao mesmo tempo que otimiza para uma meta de prazo mais longo.

A AWS DeepRacer League oferece uma oportunidade para estudantes e desenvolvedores competirem por prêmios e conhecer outros entusiastas do machine learning, de forma online e também presencial.

João Victor Carvalho de Oliveira

João Victor participou do evento como aluno convidado e teve todas as despesas pagas pela Amazon. Ele foi indicado pelo Prof. João Marcelo Alencar, do Campus da UFC em Quixadá, que já ministrou treinamentos da AWS no campus.

De acordo com João Victor, 14 estudantes tiveram um treinamento virtual, que durou cerca de um mês. Finalizado esse primeiro momento, 13 estudantes foram presencialmente a São Paulo, para assistir a palestras sobre cultura da empresa e inteligência artificial, além de conhecer a empresa e participar da competição propriamente dita.

“A gente teve a oportunidade de fazer dois cursos na plataforma estudante [da AWS]. Foram 20 horas de cursos e a chance de testar com o simulador. Uma coisa que contribuiu para eu ter um desempenho melhor na competição foi o background que adquiri na faculdade. Há dois anos eu fiz uma cadeira chamada Aprendizado de Máquina, ministrada pelo Prof. Regis Pires, em que tive a oportunidade de aprender os fundamentos e a base que eu utilizei para aprender esses novos conceitos [nos cursos da AWS] para o evento”, destaca.

professor João Marcelo


O professor João Marcelo, que já ministrou treinamentos da AWS no Campus da UFC em Quixadá, informa que está “planejando aproveitar o momento e abrir treinamentos para fazer a divulgação dessa tecnologia no Campus”.

Segundo o docente, a competência comprovada em assuntos relacionados à computação em nuvem, que era o tema do evento da AWS, pesou na hora da indicação do estudante, que já havia trabalhado com ele em um projeto de transformação digital. “Foi uma conquista muito importante.  Nós já estamos planejando aproveitar o momento para abrir treinamentos e fazer a divulgação dessa tecnologia no campus”, comemora.

*com informações do Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Feriado de São José no Ceará

O dia 19 de março, dia de São José, é feriado no Estado do Ceará e os agricultores renovam a esperança em um bom inverno  Agricultores comemoram o dia de São José | Foto: Francisco José Todos os anos, o dia 19 de março, é o dia mais esperado pelos agricultores cearenses. No Ceará a data é feriado estadual. Os agricultores devotos do santo acreditam que o santo São José é quem manda um bom inverno ou não, assim a cada ano, as preces por um inverno chuvoso aumenta ao santo.   Os agricultores de Pindoretama, município da região metropolitana de Fortaleza, todos os dias de São José, realizam uma procissão, saindo de suas comunidades e caminhando até a sede do município para uma missa, que começa as 6h da manhã. Os agricultores mais antigos, relatam que a procissão começou a ser realizada, saindo das comunidades para a Igreja Matriz da cidade, mas com o crescimento do município, o evento foi transferido para o mercado público municipal.   Segundo os moradores de Pindoretama, o...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.