Pular para o conteúdo principal

Aluno da UFC em Quixadá é premiado na AWS DeepRacer

A Amazon Web Services (AWS) nos dias 24 e 25 de maio de 2023 promoveu um evento sobre a competição AWS Deep Racer


 

João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
João Victor Carvalho de Oliveira — Foto: reprodução/UFC
 

O estudante João Victor Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software do Campus da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) em Quixadá, foi o primeiro lugar da competição da qual alunos do Brasil inteiro participaram.


A AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos em que são utilizados modelos de aprendizagem de máquina (machine learning) para conseguir completar um circuito no menor tempo possível.

Desenvolvedores de todos os níveis de habilidade podem aprender o machine learning por meio de um simulador de corrida 3D baseado em nuvem, carro de corrida totalmente autônomo em escala 1/18, impulsionado pelo aprendizado por reforço e pela liga mundial de corridas.

 

O AWS DeepRacer oferece uma maneira interessante e divertida de dar os primeiros passos com o Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço). O RL é uma técnica avançada de Machine Learning (ML) que adota uma abordagem de treinamento de modelos muito diferente dos outros métodos de Machine Learning.

Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC
Evento na Amazon Web Services (AWS) em São Paulo — Foto: reprodução/UFC  

Sua grande vantagem é que ele aprende comportamentos muito complexos sem exigir dados de treinamento rotulados e pode tomar decisões de curto prazo ao mesmo tempo que otimiza para uma meta de prazo mais longo.

A AWS DeepRacer League oferece uma oportunidade para estudantes e desenvolvedores competirem por prêmios e conhecer outros entusiastas do machine learning, de forma online e também presencial.

João Victor Carvalho de Oliveira

João Victor participou do evento como aluno convidado e teve todas as despesas pagas pela Amazon. Ele foi indicado pelo Prof. João Marcelo Alencar, do Campus da UFC em Quixadá, que já ministrou treinamentos da AWS no campus.

De acordo com João Victor, 14 estudantes tiveram um treinamento virtual, que durou cerca de um mês. Finalizado esse primeiro momento, 13 estudantes foram presencialmente a São Paulo, para assistir a palestras sobre cultura da empresa e inteligência artificial, além de conhecer a empresa e participar da competição propriamente dita.

“A gente teve a oportunidade de fazer dois cursos na plataforma estudante [da AWS]. Foram 20 horas de cursos e a chance de testar com o simulador. Uma coisa que contribuiu para eu ter um desempenho melhor na competição foi o background que adquiri na faculdade. Há dois anos eu fiz uma cadeira chamada Aprendizado de Máquina, ministrada pelo Prof. Regis Pires, em que tive a oportunidade de aprender os fundamentos e a base que eu utilizei para aprender esses novos conceitos [nos cursos da AWS] para o evento”, destaca.

professor João Marcelo


O professor João Marcelo, que já ministrou treinamentos da AWS no Campus da UFC em Quixadá, informa que está “planejando aproveitar o momento e abrir treinamentos para fazer a divulgação dessa tecnologia no Campus”.

Segundo o docente, a competência comprovada em assuntos relacionados à computação em nuvem, que era o tema do evento da AWS, pesou na hora da indicação do estudante, que já havia trabalhado com ele em um projeto de transformação digital. “Foi uma conquista muito importante.  Nós já estamos planejando aproveitar o momento para abrir treinamentos e fazer a divulgação dessa tecnologia no campus”, comemora.

*com informações do Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.