Na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) para 2023, a reserva para salários do funcionalismo federal é de R$ 11,2 bilhões, o que garantiria um percentual de aumento em torno de 9%
![]() |
Ministra Esther Dweck e outros ministros — Foto: Reprodução |
Mas esse percentual de 9%, pode ser menor, caso haja efetivação de aditivo no vale-alimentação da categoria, que atualmente está em R$450, para servidores do poder executivo classe D.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, abriu a mesa de negociações permanente com os servidores públicos federais, para garantir o reajuste no salário da categoria.
Segundo a ministra, uma promessa do presidente lula que está sendo colocada em prática ao lado de outros 7 ministros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esther Dweck
Este governo jamais considerará o servidor um parasita, nem que deveria ser tratado com granada. O servidor é essencial para a execução das políticas públicas. Queremos ter diálogo permanente, base de qualquer democracia e da garantia da oferta de bons serviços públicos. Pontua a ministra.
A ministra também agradece aos servidores, pois segundo ela, foram os servidores públicos que sustentaram o Estado brasileiro nesse período de ataque à democracia e aos instrumentos de desenvolvimento.
"Vocês tiveram um papel importantíssimo para que o Estado brasileiro não fosse totalmente destruído", Afirmou.
Servidores em entidades classistas
Ainda segundo a ministra, o presidente lula acabou com a perseguição à atuação sindical dos servidores públicos, através de Decreto, regulamentou a licença de servidores para atuar em entidades classistas
Na terça-feira,7, em evento com servidores, a ministra já havia assinado a minuta do decreto enviada à Presidência da República, que regulamentou a licença de servidores para atuar em entidades classistas.
Comentários