Pular para o conteúdo principal

Pindoretamense é agraciado com o título de Acadêmico Honorário na Academia Cearense de Letras

O escritor e presidente da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios  Pindoretamense (ACLAP), Professor Ricardo Costa recebe, no próximo dia 19 de novembro, o título de Acadêmico Honorário da Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE)

Professor Ricardo Costa
Professor Ricardo Costa - Foto: Reprodução

 

Professor Ricardo Costa nasceu em Pindoretama, no estado do Ceará, e formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Pós-graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ).

 
É Professor efetivo do Município de Aquiraz, também no estado do Ceará. Exerce atualmente a presidência da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios Pindoretamense (ACLAP).
 

ACLAP

A entidade tem a missão de desenvolver a literatura, valorizar e promover a cultura e resgatar a história de seu povo, suas origens, suas lutas, conquistas e progresso.

 

LEIA TAMBÉM

 


 

A instituição foi fundada em 2014, pelo professor José Carlos Rebouças, seu primeiro presidente. 

A academia teve como proposta reunir profissionais, pesquisadores e artistas, que, ao longo de sua trajetória, deixaram notável contribuição ao município.
 

A academia conta com 36 cadeiras ocupadas, de um total de 40, com artistas, escritores e pesquisadores, que se reúnem regularmente no segundo sábado de cada mês para apresentação de trabalhos, debates e definição de estratégias que buscam executar para cumprir a missão a que a ACLAP se propõe.

Exposição

Entre os feitos do professor Ricardo Costa, sempre muito estudioso e curioso dos assuntos que envolvem a política, principalmente a do seu município, Pindoretama, está um evento inédito no município há época, trata-se da exposição intitulada “25 anos de Cartazes Políticos em Pindoretama”.
 

“Além de imagens pintadas em papel e meras peças publicitárias, os cartazes políticos são marcos e contam um pouco da nossa História”. 

Com esse pensamento, o Professor Ricardo Costa, imaginou a Exposição, ou seja, contando a história das campanhas políticas de quando o município de Pindoretama tinha apenas 25 anos de emancipação política.
 

A exposição reuniu cartazes que mostram desde nomes expressivos da política municipal à época, até candidatos que não se elegeram, mas que certamente contribuíram para a história pindoretamense. 

E tem sobre a sua responsabilidade todos os cartazes dos candidatos a prefeitos de Pindoretama.

Obra

Em seu mais recente trabalho, a obra "A Capital da Rapadura contada em Cordel", uma coletânea composta por 5 (cinco) cordéis, retratou o contexto dos Engenhos de Rapadura locais, da produção da Rapadura e dos profissionais e trabalhadores envolvidos. 

Juntamente com os cordelistas Claúdio Moreira, Edvaldo Silva, Maninho Paulino e Paulo Sérgio Santos. Seus poemas versam primordialmente sobre sua terra natal. 

 

a capital da rapadura contada em cordel - Foto: Paulo Ricardo

 

Lançamento

Ricardo Costa já está com mais uma obra pronta para lançar no ano vindouro, intitulado: “Sol Tranquilidade Amor – Encantos do Litoral Leste Cearense.”

O mesmo é o atual Secretário da Cultura do município de Pindoretama. 

O evento acontecerá no dia 19 de novembro, na Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 01 - Praça dos Leões - Centro - Fortaleza- Ceará, a partir das 10h.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...