Pular para o conteúdo principal

Pindoretamense é agraciado com o título de Acadêmico Honorário na Academia Cearense de Letras

O escritor e presidente da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios  Pindoretamense (ACLAP), Professor Ricardo Costa recebe, no próximo dia 19 de novembro, o título de Acadêmico Honorário da Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE)

Professor Ricardo Costa
Professor Ricardo Costa - Foto: Reprodução

 

Professor Ricardo Costa nasceu em Pindoretama, no estado do Ceará, e formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Pós-graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ).

 
É Professor efetivo do Município de Aquiraz, também no estado do Ceará. Exerce atualmente a presidência da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios Pindoretamense (ACLAP).
 

ACLAP

A entidade tem a missão de desenvolver a literatura, valorizar e promover a cultura e resgatar a história de seu povo, suas origens, suas lutas, conquistas e progresso.

 

LEIA TAMBÉM

 


 

A instituição foi fundada em 2014, pelo professor José Carlos Rebouças, seu primeiro presidente. 

A academia teve como proposta reunir profissionais, pesquisadores e artistas, que, ao longo de sua trajetória, deixaram notável contribuição ao município.
 

A academia conta com 36 cadeiras ocupadas, de um total de 40, com artistas, escritores e pesquisadores, que se reúnem regularmente no segundo sábado de cada mês para apresentação de trabalhos, debates e definição de estratégias que buscam executar para cumprir a missão a que a ACLAP se propõe.

Exposição

Entre os feitos do professor Ricardo Costa, sempre muito estudioso e curioso dos assuntos que envolvem a política, principalmente a do seu município, Pindoretama, está um evento inédito no município há época, trata-se da exposição intitulada “25 anos de Cartazes Políticos em Pindoretama”.
 

“Além de imagens pintadas em papel e meras peças publicitárias, os cartazes políticos são marcos e contam um pouco da nossa História”. 

Com esse pensamento, o Professor Ricardo Costa, imaginou a Exposição, ou seja, contando a história das campanhas políticas de quando o município de Pindoretama tinha apenas 25 anos de emancipação política.
 

A exposição reuniu cartazes que mostram desde nomes expressivos da política municipal à época, até candidatos que não se elegeram, mas que certamente contribuíram para a história pindoretamense. 

E tem sobre a sua responsabilidade todos os cartazes dos candidatos a prefeitos de Pindoretama.

Obra

Em seu mais recente trabalho, a obra "A Capital da Rapadura contada em Cordel", uma coletânea composta por 5 (cinco) cordéis, retratou o contexto dos Engenhos de Rapadura locais, da produção da Rapadura e dos profissionais e trabalhadores envolvidos. 

Juntamente com os cordelistas Claúdio Moreira, Edvaldo Silva, Maninho Paulino e Paulo Sérgio Santos. Seus poemas versam primordialmente sobre sua terra natal. 

 

a capital da rapadura contada em cordel - Foto: Paulo Ricardo

 

Lançamento

Ricardo Costa já está com mais uma obra pronta para lançar no ano vindouro, intitulado: “Sol Tranquilidade Amor – Encantos do Litoral Leste Cearense.”

O mesmo é o atual Secretário da Cultura do município de Pindoretama. 

O evento acontecerá no dia 19 de novembro, na Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 01 - Praça dos Leões - Centro - Fortaleza- Ceará, a partir das 10h.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!   

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...