Pular para o conteúdo principal

Pindoretamense é agraciado com o título de Acadêmico Honorário na Academia Cearense de Letras

O escritor e presidente da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios  Pindoretamense (ACLAP), Professor Ricardo Costa recebe, no próximo dia 19 de novembro, o título de Acadêmico Honorário da Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE)

Professor Ricardo Costa
Professor Ricardo Costa - Foto: Reprodução

 

Professor Ricardo Costa nasceu em Pindoretama, no estado do Ceará, e formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Pós-graduado em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ).

 
É Professor efetivo do Município de Aquiraz, também no estado do Ceará. Exerce atualmente a presidência da Academia de Ciências, Letras, Artes e Ofícios Pindoretamense (ACLAP).
 

ACLAP

A entidade tem a missão de desenvolver a literatura, valorizar e promover a cultura e resgatar a história de seu povo, suas origens, suas lutas, conquistas e progresso.

 

LEIA TAMBÉM

 


 

A instituição foi fundada em 2014, pelo professor José Carlos Rebouças, seu primeiro presidente. 

A academia teve como proposta reunir profissionais, pesquisadores e artistas, que, ao longo de sua trajetória, deixaram notável contribuição ao município.
 

A academia conta com 36 cadeiras ocupadas, de um total de 40, com artistas, escritores e pesquisadores, que se reúnem regularmente no segundo sábado de cada mês para apresentação de trabalhos, debates e definição de estratégias que buscam executar para cumprir a missão a que a ACLAP se propõe.

Exposição

Entre os feitos do professor Ricardo Costa, sempre muito estudioso e curioso dos assuntos que envolvem a política, principalmente a do seu município, Pindoretama, está um evento inédito no município há época, trata-se da exposição intitulada “25 anos de Cartazes Políticos em Pindoretama”.
 

“Além de imagens pintadas em papel e meras peças publicitárias, os cartazes políticos são marcos e contam um pouco da nossa História”. 

Com esse pensamento, o Professor Ricardo Costa, imaginou a Exposição, ou seja, contando a história das campanhas políticas de quando o município de Pindoretama tinha apenas 25 anos de emancipação política.
 

A exposição reuniu cartazes que mostram desde nomes expressivos da política municipal à época, até candidatos que não se elegeram, mas que certamente contribuíram para a história pindoretamense. 

E tem sobre a sua responsabilidade todos os cartazes dos candidatos a prefeitos de Pindoretama.

Obra

Em seu mais recente trabalho, a obra "A Capital da Rapadura contada em Cordel", uma coletânea composta por 5 (cinco) cordéis, retratou o contexto dos Engenhos de Rapadura locais, da produção da Rapadura e dos profissionais e trabalhadores envolvidos. 

Juntamente com os cordelistas Claúdio Moreira, Edvaldo Silva, Maninho Paulino e Paulo Sérgio Santos. Seus poemas versam primordialmente sobre sua terra natal. 

 

a capital da rapadura contada em cordel - Foto: Paulo Ricardo

 

Lançamento

Ricardo Costa já está com mais uma obra pronta para lançar no ano vindouro, intitulado: “Sol Tranquilidade Amor – Encantos do Litoral Leste Cearense.”

O mesmo é o atual Secretário da Cultura do município de Pindoretama. 

O evento acontecerá no dia 19 de novembro, na Academia Cearense de Letras - Rua do Rosário, 01 - Praça dos Leões - Centro - Fortaleza- Ceará, a partir das 10h.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.