Pular para o conteúdo principal

Meninas Digitais do Vale

Acolhimento e empoderamento em projeto de extensão incentiva a entrada de mulheres na área da tecnologia

meninas digitais do vale - foto: Divulgação

Confira na integra, reportagem completa do site do projeto de extensão da UFC em Russas.

Segundo a pesquisa Women in Technology, da Michael Page, uma das principais razões para a escassez de mulheres líderes na área da tecnologia é a falta de inscrições por parte desse público, o que soma uma porcentagem de 38%. Esse número exibe o baixo incentivo que recebem neste âmbito, ao expor as adversidades devido ao preconceito de gênero. Na busca de inserir mais mulheres no campo, foi criado o projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale”, no Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará.

O “Meninas Digitais do Vale” surgiu no ano de 2018 e faz parte do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, que busca novos talentos femininos para a área de Tecnologia da Informação (T.I). Devido à disparidade de gênero nos cursos e a frequência de evasão das estudantes no Campus de Russas, a coordenadora do projeto e professora dos cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anna Beatriz Marques, que já conhecia a iniciativa nacional, decidiu trazer esse movimento para a UFC.

No início, o projeto contava com seis estudantes voluntárias que, junto à coordenação da ação, buscaram investigar a alta evasão de alunas na universidade no âmbito da Computação. A partir dessa pesquisa, um dos principais objetivos do projeto passou a ser, além de incentivar a entrada de estudantes nos cursos, auxiliar sua permanência na faculdade. 

Para Anna Beatriz, a ação deu diversas perspectivas na área e a possibilidade de empoderamento na universidade para essas mulheres. “Já acompanhei alunas que estavam no curso muito desacreditadas, achavam que tinha escolhido uma área que não era para elas.  Mas, ao longo do projeto, elas começaram a se encontrar, porque o que faltava era uma oportunidade delas desenvolverem essas habilidades e alguém que acreditasse nelas”, afirma a coordenadora.

Em uma tentativa de desmistificar os estereótipos que as mulheres enfrentam na área de T.I, o projeto realiza várias atividades com o público dentro e fora do Campus de Russas. São efetuadas, por exemplo, oficinas e minicursos que abordam o tema da Computação em escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio no município de Russas. 

A voluntária e estudante de Engenharia de Software do “Meninas Digitais do Vale”, Sofia Bento, reforça a importância da atuação do projeto na área acadêmica para as mulheres, ao potencializar seus valores e autoestima. “Quando você entra no projeto, você começa a desenvolver essa autoconfiança, que o que você fala também é válido e que as pessoas devem te respeitar por isso. Eu sinto que consigo debater sobre o assunto sem me sentir inferior ou menos preparada para falar sobre”, explica a estudante. 

Além das oficinas, também ocorrem palestras com temas atuais da Computação, promoção de fóruns para a discussão sobre Gênero e Computação e ações de mentoria acadêmica para alunas ingressantes com o objetivo de acolhimento e incentivo à permanência. A iniciativa ainda utiliza as mídias digitais para a divulgação de projetos parceiros, eventos, atuações de mulheres da área e webséries com egressas do curso.  

Uma das atuais participantes da ação foi impactada pelas redes sociais do projeto enquanto ainda era estudante do Ensino Médio. A discente de Engenharia de Software, Ranya Greco, destaca como o “Meninas Digitais do Vale” influenciou o seu ingresso no curso. “Antes de me mudar pra cá [Russas], eu vi o projeto no Instagram e foi um grande incentivo até pra entrar na faculdade. Eu tenho amigos no meio tecnológico, só que todos são homens, aí vi o projeto e senti ‘eu quero fazer parte disso’”. 

Atualmente, o “Meninas Digitais do Vale” é quem procura as instituições de ensino para oferecer suas oficinas e minicursos. Mas diante do crescente interesse de escolas na região sobre o assunto, a ação extensionista pretende desenvolver um canal de comunicação para facilitar o contato entre projeto e comunidade.

As palestras são realizadas nas escolas de ensino básico, do município de Russas, e as oficinas nos laboratórios do curso. Além do conhecimento na área da computação, as(os) estudantes também podem conhecer melhor o novo campus, inaugurado em 2011. Esse contato ajuda a incentivar a aproximação do público local com a Universidade.

Além das atividades locais, o projeto também apresenta seu trabalho em congressos ao redor do País. Para a extensionista Rayanne Mota, os artigos científicos são um importante meio de crescimento dentro da pesquisa acadêmica. “Eu acho extremamente interessante que os seus artigos participam de concursos. Você pode trazer aquele assunto que considera interessante e pode ver o quanto vai crescendo”, explica Rayanne.

Próximo de completar cinco anos desde a sua criação, uma das aspirações do projeto é um dia poder contar com uma turma em que as mulheres não estejam em menor número e haja representação igualitária de gênero.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Obra da Cagece em rua de Russas altera trânsito nesta segunda-feira (07)

O bloqueio ocorre entre o colégio UNECIM e o Riacho Araibú   Bloqueio na Travessa 25 de Agosto, entre a rua Monsenhor João Luis e a Travessa Cel. José Vieira em Russas nesta segunda-feira (07) | Foto: José Nogueira     A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início a um conserto de um buraco na rede de esgoto de Russas. Para viabilizar o conserto, foi necessário interromper temporariamente o trânsito na Travessa 25 de agosto no bairro Ipiranga. O bloqueio para o serviço será realizado na Travessa 25 de agosto, no trecho entre a Delegacia de Policia Civil, na Rua Monsenhor João Luis e o Riacho Araibú, na Travessa Coronel José Vieira no bairro Cidade Universitária, e a previsão é de que a obra seja concluída ainda nesta segunda-feira (7).   Em função das intervenções, a área contará com desvios no trânsito.   Desvio de trânsito na rua da UFC Em decorrência da obra, o trânsito na travessa 25 de agosto, que dar acesso ao Campus da Universidade Federal do ...

Banco Santander fecha agência em Russas

A agência-contêiner do Santander em Russas encerrou suas atividades no último dia 6 de junho Fachada da agência-contêiner do banco Santander em Russas | Foto José Nogueira O banco Santander, código SANB11 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), quarto maior banco do país segundo o Jornal Valor Econômico, fechou sua única agência no município de Russas, principal cidade da região do Vale do Jaguaribe no Ceará. Segundo o banco, a agência-contêiner do Santander em Russas foi inaugurada em setembro de 2019. Ainda segundo o Santander, a agência do município na região do Vale do Jaguaribe, fazia parte de um projeto inovador que utiliza contêiners como parte da estrutura da agência para atendimento presencial. ➡️ Compartilhe com seus contatos do WhatsApp A instituição financeira orientou através de nota, que todas as contas abertas juntamente com o número da agência serão mantidas. A nota informa ainda, que os clientes que necessitarem de atendimento presencial, se dirijam a agência da cidade ...

A repórter Delis Ortiz leva um soco no peito em Brasília

Agentes de segurança a serviço do presidente da Venezuela e do Gabinete de Segurança Institucional da presidência brasileira agrediram jornalistas Jornalistas Delis Ortiz e Márcio Lima — Foto: Márcio Lima Os agentes de seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. Durante coletiva de imprensa com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, jornalistas relataram terem sido agredidos por seguranças de Maduro e por agentes brasileiros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Conforme uma emissora, a repórter Delis Ortiz foi atingida durante o conflito na noite desta terça-feira (30). A reunião estava acontecendo no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Após o encontro entre os líderes políticos, houve um momento de entrevista com Maduro. No entanto, os seguranças buscaram impedir a aproximação dos jornalistas. Em meio ao desentendimento, um segurança a serviço do GSI teria dado um soco no peito de Délis. Na confusão, outros profissionais da imprensa também foram ...

Falta de sinalização escolar em frente ao campus da UFC em Russas coloca comunidade em risco

O acidente envolvendo uma Pick-up de cor branca aconteceu por volta das 21h nessa segunda-feira (02) em frente a portaria da universidade Acidente envolvendo uma Pick-Up de cor branca em frente a UFC Campus de Russas | Foto: reprodução Mais um acidente registrado nas imediações da portaria da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, situado na Avenida Felipe Santiago, Centro, acende um alerta que não pode mais ser ignorado pela Prefeitura de Russas e pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Quem frequenta a UFC Campus de Russas — estudantes, professores, servidores e moradores da região — convive diariamente com o perigo, principalmente nos horários de maior movimento: 7h30, 12h, 13h30, 17h e 21h. São nesses períodos que o fluxo de veículos e pedestres se torna intenso, gerando situações de risco constante. O local não possui qualquer tipo de sinalização escolar, faixa de pedestres ou redutor de velocidade, colocando em risco a vida de quem transita na área.   O ...

Rompimento da Barragem do Açude Orós completa 65 anos nesta quarta (26)

A data de 26 de março de 1960 marcou o Vale do Jaguaribe no Ceará com o rompimento da barragem do açude Orós Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Rompimento Açude Orós Uma tragédia que marcou e transformou o Vale do Jaguaribe, no dia 26 de março de 1960, há exatos 65 anos, um estrondo rompeu o silêncio do sertão cearense. A barragem do Açude Orós cedeu parcialmente, desencadeando uma enxurrada avassaladora que varreu a região do Vale do Jaguaribe, deixando um rastro de destruição e desalojando milhares de famílias. O episódio se tornou um dos maiores desastres hídricos da história do Ceará, impactando gerações e moldando a construção de barragens por todo o País. A construção do Açude Orós começou em 1958, representando uma grande esperança para os cearenses. A ideia era represar as águas do Rio Jaguaribe e criar um dos maiores reservatórios do Nordeste, com capacidade para armazenar 2 bilhões de metros cúbicos de água. A obra prometia transformar a relação do sertão com a seca, garantindo...

Sescomp 2023

A SESCOMP é o maior evento de tecnologia que acontece no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Sescomp UFC Russa se consolida como o maior evento de tecnologia do Vale do Jaguaribe — Foto: Camila Fernanda. Por Camila Fernanda    SESCOMP A Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação - Sescomp - é um evento realizado anualmente pelos alunos e professores dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus Russas. O evento contará com palestras, minicursos, exposições e atividades interativas. A SESCOMP tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e a comunidade do Vale do Jaguaribe. Chat GPT Trataremos temáticas acerca do Chat GPT, diversidade na área de tecnologia, segurança da internet, empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e entre outros.   Stand up Também teremos atividades culturais, gincanas, desafios e momentos de descontração, como stand up e apresen...

Restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe

A restrição ocorre sobre a ponte localizada no município de Aracati Placa na CE-040 indicando restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe | Foto: José Nogueira O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou, através de placas fixadas em diversos pontos da CE-040, que continua em vigor a restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe. A alteração começou ainda em fevereiro deste ano e deve se prolongar durante esse ano devido as obras de manutenção na ponte. A restrição afeta veículos pesados, acima de 40 toneladas. O Dnit indicou como desvio, para quem transita na CE-040, no sentido para o município de Aracati,  a CE-497, conhecida como estrada do Félix, entrando no distrito de Itapeim, até a BR-116 no distrito de Boqueirão do Cesário, ainda no município de Beberibe. O órgão não informou uma previsão para o termino das restrições.  

Câmara de Russas aprova requerimento solicitando sinalização de trânsito em frente ao Campus da UFC

A Câmara Municipal de Russas aprovou, nesta terça-feira (10), o requerimento de autoria do vereador Ian Martins (PDT)   Fachada do Anexo parlamentar da câmara municipal de Russas | Foto: José Nogueira   O requerimento solicita à Prefeitura a implantação de sinalização viária em frente ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) , localizado na cidade. O documento, destinado à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), pede a adoção de providências urgentes, como a instalação de sinalização vertical e horizontal e faixa de pedestres no trecho, que hoje se encontra sem qualquer tipo de demarcação de segurança. Segundo o vereador, em frente a UFC já foram registrados vários acidentes , o que evidencia o risco à comunidade acadêmica e aos motoristas que circulam pela Avenida Felipe Santiago, nas proximidades da universidade. Na justificativa, o parlamentar destaca que a medida visa proteger pedestres, ciclistas, crianças, idosos...

Festival Internacional da cana-de-açucar em Pindoretama

A prefeitura de Pindoretama realiza o 15º Festival Internacional da cana-de-açucar - PINDORECANA 2023 Por Portal Baixo Jaguaribe CE 09/07/2023 05 h54 Atualizado em 13/07/2023   Pindorecana - Festival Internacional da Cana-de-Açucar em Pindoretama - CE — Foto: reprodução   Pindorecana A Prefeitura de Pindoretama, distante 167 km de Russas, no litoral leste do Ceará,  promove, nos dias 14, 15 e 16 de julho, o 15º Festival Internacional da cana-de-açúcar, conhecido mundialmente como Pindorecana. O festival tem como objetivo o fortalecimento do cultivo da cana-de-açúcar, na perspectiva de reconhecer e valorizar o trabalho dos agricultores locais, incentivando e aquecendo o mercado e a comercialização dos produtos derivados da cana-de-açúcar.   Município de Pindoretama Pindoretama, situada no Litoral Leste do Ceará, ainda na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), busca a nível nacional o título de "Capital Nacional da Cana e da Rapadura". Fazendo jus ao anseio...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...