Pular para o conteúdo principal

A cidade de Russas no Baixo Jaguaribe do Ceará comemora 221 anos

A cidade de Russas, no Baixo Jaguaribe  prepara-se para fazer as comemorações do aniversário de 221 anos de emancipação política e administrativa

 

Praça do Estudante em Russas/Ce - Foto: José Danilo.

 

A Prefeitura de Russas, no Baixo Jaguaribe, região do Vale do Jaguaribe no Ceará, divulgou a programação de forma oficial da Semana do município - SEMUR neste ano de 2022. As comemorações contará com shows, apresentações culturais, festa do boi, entre outras atrações.

Semana do Município de Russas (SEMUR) 

A cidade Russas se prepara para comemorar o aniversário de 221 anos de emancipação política. Para celebrar a data histórica, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE) em parceria com as demais secretarias municipais, realizará, de 31 de julho a 06 de agosto, a Semana do Município 2022. A Semana do Município de Russas (SEMUR) contará com uma programação especial composta por shows musicais, shows religiosos, show de violeiros e repentistas, apresentações artístico-culturais, escolha da Miss Russas, Passeio Ciclístico, assinatura de ordens de serviço e inaugurações. 

Um evento preparado especialmente para, além de celebrar o aniversário da cidade, promover momentos de lazer, socialização e alegria às famílias russanas e da região do Baixo Jaguaribe. Dentre as atrações, destaque para os cantores:

  •  Zé Vaqueiro que se apresenta no dia 5 de agosto(sexta-feira) na praça do estudante a partir das 20h;

  • Fagner e Toca do Vale, se apresentam no Sábado, 6 de agosto, também na praça do estudante a partir das 21h

 Além de músicos locais, buscando a valorização aos artistas da terra. O evento contará também com dois grandes momentos religiosos:

  •  O show católico com Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, na Quinta-feira dia 04 de agosto a partir das 19h na praça do estudante; 
  •  E o show evangélico com Davi Sacer, a partir das 19h tambem na praça do estudante.

Praça do Estudante

O palco oficial da SEMUR, como de costume, está sendo montado na Praça do Estudante, que irá receber estrutura diferenciada para o evento. Vale destacar que o público será revistado. A finalidade é evitar a entrada de armas e bebidas em recipientes de vidro e, assim, garantir mais segurança ao evento. Além disso, é recomendado o uso de máscaras. Confira a programação completa, disponibilizada pela Prefeitura Municipal no site oficial da prefeitura.

A cidade de Russas

A princesa do Vale agora é cidade universitária, conheça um pouco da História, Russas é um município brasileiro localizado no estado do Ceará, na região do Baixo Jaguaribe. Situa-se a 167 KM da capital Fortaleza, tendo como principais acessos a BR 116, a estrada da Serra do Félix até a  CE-040 e a estrada da Jaguaruana até Aracati depois pegando a CE-040. A cidade constitui um dos mais importantes centros populacionais e econômico do Vale do Jaguaribe. É conhecida como a "Capital do Vale do Jaguaribe", "Terra de Dom Lino". É uma das únicas cidades do sertão brasileiro que se originou de fortificação militar e localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico e Ariu. A região começou a ser colonizada por portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernanbuco em meados de 1690. Desde o século XVIII a população da ribeira do Rio Jaguaribe aspirava por autonomia política. 

Sítio Igreja das Russas

A 15 de junho de 1801, o governador da capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em vila a povoação do Sítio Igreja das Russas. São Bernardo das Russas que ficou conhecida como São Bernardo das Russas. A vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano. 
 
 
Passaporte Português dos primeiros moradores - Foto: José Danilo

 
A cidade teve, contudo, a primeira oportunidade de ser elevada à vila em 1766, durante o governo do ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.

Comentários

VEJA TAMBÉM

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...