Pular para o conteúdo principal

A cidade de Russas no Baixo Jaguaribe do Ceará comemora 221 anos

A cidade de Russas, no Baixo Jaguaribe  prepara-se para fazer as comemorações do aniversário de 221 anos de emancipação política e administrativa

 

Praça do Estudante em Russas/Ce - Foto: José Danilo.

 

A Prefeitura de Russas, no Baixo Jaguaribe, região do Vale do Jaguaribe no Ceará, divulgou a programação de forma oficial da Semana do município - SEMUR neste ano de 2022. As comemorações contará com shows, apresentações culturais, festa do boi, entre outras atrações.

Semana do Município de Russas (SEMUR) 

A cidade Russas se prepara para comemorar o aniversário de 221 anos de emancipação política. Para celebrar a data histórica, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE) em parceria com as demais secretarias municipais, realizará, de 31 de julho a 06 de agosto, a Semana do Município 2022. A Semana do Município de Russas (SEMUR) contará com uma programação especial composta por shows musicais, shows religiosos, show de violeiros e repentistas, apresentações artístico-culturais, escolha da Miss Russas, Passeio Ciclístico, assinatura de ordens de serviço e inaugurações. 

Um evento preparado especialmente para, além de celebrar o aniversário da cidade, promover momentos de lazer, socialização e alegria às famílias russanas e da região do Baixo Jaguaribe. Dentre as atrações, destaque para os cantores:

  •  Zé Vaqueiro que se apresenta no dia 5 de agosto(sexta-feira) na praça do estudante a partir das 20h;

  • Fagner e Toca do Vale, se apresentam no Sábado, 6 de agosto, também na praça do estudante a partir das 21h

 Além de músicos locais, buscando a valorização aos artistas da terra. O evento contará também com dois grandes momentos religiosos:

  •  O show católico com Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, na Quinta-feira dia 04 de agosto a partir das 19h na praça do estudante; 
  •  E o show evangélico com Davi Sacer, a partir das 19h tambem na praça do estudante.

Praça do Estudante

O palco oficial da SEMUR, como de costume, está sendo montado na Praça do Estudante, que irá receber estrutura diferenciada para o evento. Vale destacar que o público será revistado. A finalidade é evitar a entrada de armas e bebidas em recipientes de vidro e, assim, garantir mais segurança ao evento. Além disso, é recomendado o uso de máscaras. Confira a programação completa, disponibilizada pela Prefeitura Municipal no site oficial da prefeitura.

A cidade de Russas

A princesa do Vale agora é cidade universitária, conheça um pouco da História, Russas é um município brasileiro localizado no estado do Ceará, na região do Baixo Jaguaribe. Situa-se a 167 KM da capital Fortaleza, tendo como principais acessos a BR 116, a estrada da Serra do Félix até a  CE-040 e a estrada da Jaguaruana até Aracati depois pegando a CE-040. A cidade constitui um dos mais importantes centros populacionais e econômico do Vale do Jaguaribe. É conhecida como a "Capital do Vale do Jaguaribe", "Terra de Dom Lino". É uma das únicas cidades do sertão brasileiro que se originou de fortificação militar e localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico e Ariu. A região começou a ser colonizada por portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernanbuco em meados de 1690. Desde o século XVIII a população da ribeira do Rio Jaguaribe aspirava por autonomia política. 

Sítio Igreja das Russas

A 15 de junho de 1801, o governador da capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em vila a povoação do Sítio Igreja das Russas. São Bernardo das Russas que ficou conhecida como São Bernardo das Russas. A vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano. 
 
 
Passaporte Português dos primeiros moradores - Foto: José Danilo

 
A cidade teve, contudo, a primeira oportunidade de ser elevada à vila em 1766, durante o governo do ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...