Pular para o conteúdo principal

Debate na UFC reúne sindicatos contra Reforma Administrativa

O evento contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes e destacou as preocupações com a PEC

debate contra a reforma administrativa
Debate contra a Reforma Administrativa no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal

A tarde desta terça-feira (14) foi marcada por um debate acalorado no hall do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, onde representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) se reuniram para discutir os impactos da Reforma Administrativa proposta pelo governo federal.

O evento, que contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes, destacou as preocupações da comunidade acadêmica com os possíveis efeitos da PEC 32 sobre os serviços públicos e, em especial, sobre o futuro das universidades federais.

De acordo com os representantes sindicais, a reforma representa uma ameaça direta à estabilidade do serviço público e pode comprometer o funcionamento de instituições de ensino como a UFC e Institutos Federais (IFs).

Eles alertaram que a medida pode levar à precarização do trabalho e à redução da qualidade dos serviços educacionais oferecidos à população em regiões como o Vale do Jaguaribe.

Reforma administrativa

"Essa reforma representa o fim do serviço público", afirmou uma das lideranças presentes ao debate.

Durante o debate foram elencados ao menos 12 (doze) motivos, segundo os sindicatos, para dizer não a essa reforma através da PEC 32, são eles:

- a expansão dos contratos temporários;
- o fim do caráter excepcional da contratação temporária;
- a automatização e desumanização dos serviços  públicos;
- o aumento da privatização;
- o retrocesso na estabilidade dos servidores;
processo de demissão facilitada;
- o fim da estabilidade dos empregados de estatais;
- os processos de avaliações de desempenho punitivos;
- a extinção de cargos considerados obsoletos;
- a divisão da categoria;
- a restrição do direito de defesa;
- e o ataque ao Regime Jurídico Único (RJU).
   

O ato encerrou com um chamado para a mobilização permanente da categoria e da sociedade civil contra a aprovação da reforma administrativa.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.