Pular para o conteúdo principal

Debate na UFC reúne sindicatos contra Reforma Administrativa

O evento contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes e destacou as preocupações com a PEC

debate contra a reforma administrativa
Debate contra a Reforma Administrativa no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal

A tarde desta terça-feira (14) foi marcada por um debate acalorado no hall do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, onde representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) se reuniram para discutir os impactos da Reforma Administrativa proposta pelo governo federal.

O evento, que contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes, destacou as preocupações da comunidade acadêmica com os possíveis efeitos da PEC 32 sobre os serviços públicos e, em especial, sobre o futuro das universidades federais.

De acordo com os representantes sindicais, a reforma representa uma ameaça direta à estabilidade do serviço público e pode comprometer o funcionamento de instituições de ensino como a UFC e Institutos Federais (IFs).

Eles alertaram que a medida pode levar à precarização do trabalho e à redução da qualidade dos serviços educacionais oferecidos à população em regiões como o Vale do Jaguaribe.

Reforma administrativa

"Essa reforma representa o fim do serviço público", afirmou uma das lideranças presentes ao debate.

Durante o debate foram elencados ao menos 12 (doze) motivos, segundo os sindicatos, para dizer não a essa reforma através da PEC 32, são eles:

- a expansão dos contratos temporários;
- o fim do caráter excepcional da contratação temporária;
- a automatização e desumanização dos serviços  públicos;
- o aumento da privatização;
- o retrocesso na estabilidade dos servidores;
processo de demissão facilitada;
- o fim da estabilidade dos empregados de estatais;
- os processos de avaliações de desempenho punitivos;
- a extinção de cargos considerados obsoletos;
- a divisão da categoria;
- a restrição do direito de defesa;
- e o ataque ao Regime Jurídico Único (RJU).
   

O ato encerrou com um chamado para a mobilização permanente da categoria e da sociedade civil contra a aprovação da reforma administrativa.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Jovem morre em acidente na BR-116 entre Jaguaribara e Alto Santo

O acidente ocorreu por volta do meio-dia entre os municípios de Jaguaribara e Alto Santo Jovem morre em acidente na BR-116, na entrada da localidade de Caroba, entre os municípios de Jaguaribara e Alto Santo | Foto: RL/arquivo pessoal Um trágico acidente na BR-116, na altura do KM 253, na entrada da localidade de Caroba, tirou a vida de uma jovem na tarde desta quinta-feira, 9 de outubro. De acordo com as informações preliminares, um casal trafegava de motocicleta e estava prestes a acessar a comunidade da Caroba quando foi atingido por um veículo modelo pick-up. A colisão foi de grande impacto na rodovia BR-116. A jovem, identificada como Júlia, não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local. O motociclista, conhecido como Alisson, que a acompanhava, foi socorrido por equipes de emergência e encaminhado para o Hospital de Jaguaribara. Seu estado de saúde não foi divulgado. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. *Com informações da página Alto Sa...

Aposentadoria dos Agentes de Saúde é aprovada na Câmara

A luta pela aposentadoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deu um passo decisivo nesta semana e segue para o Senado Deputados federais em sessão plenária | Foto: João Bosco/arquivo pessoal Com uma forte mobilização que contou com uma caravana do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras do nível médio e técnico que atuam na saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará), incluindo lideranças e representantes de várias regiões do estado, a Câmara dos Deputados aprovou, com expressivos 426 votos favoráveis, a PEC 14/2021. A proposta garante conquistas históricas para a categoria, como a aposentadoria integral e paritária e medidas para o fim da precarização do trabalho. A presença cearense foi marcante em Brasília, demonstrando a força da categoria que atua na linha de frente dos serviços de saúde pública. "O SindSaúde Ceará segue firme na linha de frente por mais conquistas para quem faz a saúde acontecer", destacou o Sindicato. PEC 14/21 Agora, a PEC 14 segue para anális...

Feriado municipal em Russas nesta terça (07)

A data é dedicada à padroeira do município Nossa Senhora do Rosário   Praça de Nossa Senhora do Rosário em Russas no Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal   A cidade de Russas terá ponto facultativo e comércio fechado nesta terça-feira, 07 de outubro, em razão do feriado municipal de Nossa Senhora do Rosário. A data, dedicada à padroeira do município, interrompe o funcionamento normal de escolas, universidades, repartições públicas e do comércio local. Quem precisar de serviços bancários ou fazer compras deve se programar, pois estes também não funcionarão durante o dia. O trânsito no centro da cidade está mais tranquilo, refletindo o ritmo de folga. feriado Nossa Senhora do Rosário A data é um tradicional feriado religioso e civil no município, marcado por celebrações em honra à santa padroeira. O campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade estará fechado e a normalidade das atividades está prevista para retornar na quarta-feira (08).