Pular para o conteúdo principal

Chuvas de março superam média dos últimos anos

A COGERH informou também que o Ceará já está recebendo água da transposição do Rio São Francisco pelo ramal do Atalho com vazão de 600 litros por segundo

açude sangrando
25 açudes sangrando no Ceará nesta quarta-feira (12) | Foto: José Nogueira

O volume de chuvas deste mês de março no Estado do Ceará, superou o volume de chuvas do mesmo mês dos últimos 5 (cinco) anos, afirmou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) nesta quarta-feira (12).

Em entrevista a uma rede de rádios nesta quarta-feira, o diretor de operações da COGERH afirmou que apenas nestes primeiros dias de março, o volume de chuvas já é maior que o volume do mesmo período dos últimos 5 (cinco) anos.

Ainda segundo o diretor de operações do órgão, até ontem (11) eram 24 açudes sangrando no Ceará, e nesta quarta-feira (12) o açude Gavião começou entrar a sangria, totalizando 25 açudes sangrando no Ceará. O diretor afirmou ainda, que no Ceará, além desse 25 açudes sangrando, existem mais 13 (treze) açudes prestes a sangrar.


25 açudes sangrando no Ceará

De acordo com Tércio Tavares, o volume de água desses reservatórios é superior ao volume de água dos últimos 5 (cinco) anos, com destaque para a região metropolitana, onde está localizado a maioria dos açudes sangrando no Ceará.

O diretor informou também, que o principal açude do Ceará, o açude Castanhão está com quase 28% de sua capacidade, o que, segundo o diretor da COGERH, ainda é considerado um volume baixo, mas superior ao mesmo período de 2024, onde o açude estava apenas com 25% da sua capacidade total.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.