Pular para o conteúdo principal

Eleições municipais repletas de desinformação

O fenômeno das notícias falsas, as fake news, impacta diretamente nas preferências do eleitor mal informado

Cabina de votação da Justiça eleitoral
Cabina de votação da Justiça eleitoral | Foto: Roberto Paiva

Você sabe o que é desinformação?

O fenômeno das notícias falsas, conhecidas como fake news, tratado pelos especialistas como desinformação, consiste no uso de técnicas de comunicação para induzir a erro ou provocar uma falsa percepção da realidade por meio da ocultação de informações, minimização da importância de fatos os dados, modificação do sentido de textos ou, ainda, a mudança de contexto de contexto de declarações.

 

A desinformação tornou-se muito comum nas redes sociais e em aplicativos como WhatsApp e Telegram. A divulgação de notícias falsas, de informações fora de contexto ou de vídeos e imagens manipulados tem gerado riscos à vida das pessoas e impactos negativos para o importantíssimo trabalho das pessoas que trabalham no dia da eleição.


Por isso, estar bem informado é a primeira atitude para combater a desinformação. Quando se compreende o trabalho a ser feito, a segurança transparece e você passa a ser referência, sobretudo, para os demais eleitores e eleitoras de sua cidade ou região.

 

Como checar se uma informação é falsa ou não?

Fique atento à veracidade das informações que recebe, principalmente nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas. Como agente da democracia, é fundamental que você conheça os conteúdos publicados pelos órgãos oficiais. Não compartilhe informação sem antes saber se é verdadeira, principalmente quando relacionada às eleições municipais deste ano e à Justiça Eleitoral. 

  •  Verifique a fonte da notícia - Certifique-se da origem da informação, consultando o site ou perfil em que ela foi publicada. Veja outras matérias sobre o mesmo assunto e tente identificar se são apresentados fatos ou se o conteúdo é a opinião da autora ou do autor. Além disso, acesse outras páginas de notícias conhecidas ou o site da Justiça Eleitoral. Caso o assunto tenha relação com as eleições, é muito provável que mais veículos de informação tenham noticiado a respeito e que a Justiça Eleitoral tenha esclarecido a questão.
  • Leia o texto da matéria e desconfie de manchetes sensacionalistas - Cuidado com os prints de títulos de notícias e com notícias incompletas. Uma informação fora de contexto pode levar a interpretações erradas dos fatos. Além disso, notícias com manchetes sensacionalistas geralmente querem apenas captar o seu "clique".
  • Cheque a data de publicação da reportagem e da imagem publicada - Um texto, um fato ou uma imagem de outra época ou de outro evento podem causar muita confusão. Não deixe de conferir a data.
  • Observe bem as imagens e os vídeos para identificar alguma manipulação ou montagem - Imagens, vídeos e áudios podem ser manipuladas com a ajuda de inteligência artificial (IA) e de programas (softwares) modernos, com o objetivo de gerar conteúdo falso ou fora de contexto. Esse tipo de artifício é conhecido como deepfake e pode provocar muita confusão: o rosto de uma pessoa pode ser substituído pelo de outra; a boca de uma pessoa falando pode ser ajustada a uma faixa de áudio diferente da original, conhecida como sincronização labial, e, ainda uma voz pode ser copiada para dizer outras coisas, ou seja, uma clonagem de voz.
  • Desconfie de erros de ortografia - Uma agência de notícias séria preza pelo correto uso da língua e pela apresentação do texto. Desconfie de textos com erros de português.
  • Desconfie do uso de humor - uma piada nem sempre é inocente. Muitas vezes, não passa de artifício para confundir ou desinformar.
  • Evite correntes e mensagens que terminam com "compartilhe esta mensagem com o maior número de pessoas" - esse tipo de conteúdo normalmente é mentiroso e usa de linguagens alarmantes para fazer as pessoas distribuírem uma mentira.
  • Na dúvida, não compartilhe - nas eleições, conteúdos falsos aparecem muitas vezes para tirar a credibilidade de candidatas e candidatos e até mesmo da Justiça Eleitoral. Se você não tem certeza da informação, não a divulgue. Você também é responsável pela informação compartilhada.
  • Recebeu algum conteúdo duvidoso sobre o processo eleitoral? Confira a veracidade dele - procure sites que fazem a conferência da autenticidade de informações publicadas na internet. Em relação à Justiça Eleitoral, a veracidade das notícias pode ser conferida no endereço da Justiça Eleitoral na internet.
A Justiça Eleitoral disponibiliza à sociedade a ferramenta cidadã, chamada de Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Está acessível no endereço da Justiça Eleitoral na internet e permite a qualquer pessoa registrar fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilibro das eleições ou à integridade do processo eleitoral.     


Comentários

VEJA TAMBÉM

Supremo Tribunal confirma Emenda a Constituição validando a prática da Vaquejada

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a emenda constitucional que valida a prática da vaquejada   Caminhão de vaquejada | Foto: José Nogueira   O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por maioria, emenda constitucional validando a prática da vaquejada em todo território brasileiro, nessa última quarta-feira (14). A maioria do plenário decidiu acompanhar o voto do relator, ministro Dias Toffoli, no entendimento que a prática da vaquejada é um esporte e uma festa que deve ser mantida .   Os vaqueiros comemoraram a decisão, que garante a prática do esporte em todo o Brasil. Os órgãos de defesa e proteção dos animais tinham protocolado pedidos para derrubar a emenda e criminalizar a pratica da vaquejada, argumentando risco a saúde do Boi. A vaquejada foi suspensa durante um período no ano de 2016, quando o mesmo tribunal entendeu que o esporte oferecia risco aos animais.   Segundo os vaqueiros e empresários da vaquejada, com a confirmação, pelo próprio STF da va...

Concurso Pindoretama

Foi publicado, nesta terça-feira 04 de outubro, o edital do concurso público 001/2022 da Câmara Municipal de Pindoretama, Litoral Leste do Ceará   Câmara Municipal de Pindoretama - CE A banca examinadora será o Instituto de Consultoria Público-Privada - Consulpam. As inscrições podem ser feitas no site oficial da banca organizadora ( www.consulpam.org.br ) do dia 4 de outubro até as 23h59min do dia 24 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 68 para nível fundamental e R$ 117 para nível médio. As provas serão aplicadas no dia 27 de novembro, em local e em municípios, a ser divulgado pelo instituto.   LEIA TAMBÉM Concurso Pindoretama 2024 Consulpam Concursos públicos de Pindoretama reúnem mais de 372 vagas Bolsa de valores Salários em TI   O concurso para nível fundamental será composto de provas objetivas com 40 questões. Também os candidatos de nível médio, terão provas objetivas com 40 questões. Compartilhe com seus contatos no WhatsApp Os futuros servidores terão ...

Encontro de Mulheres na Ciência da UFC em Russas está com inscrições abertas até próxima segunda (24)

O IV Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias está com inscrições abertas para participantes e mulheres palestrantes Encontro de mulheres da ciência, tecnologia e engenharias na UFC em Russas | Foto: reprodução/SouGov O IV Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias está com inscrições abertas para participantes e palestrantes na UFC em Russas, no Vale do Jaguaribe no Ceará, até a próxima segunda-feira (24). Para atuar como palestrante, as alunas, servidoras ou professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem submeter suas propostas até a próxima segunda-feira, dia 24 de março, data limite, até quando as submissões estarão abertas. As submissões tem como objetivo garantir a maior variedade de temas para evitar palestras sobre o mesmo assunto, assim como, a seleção de diferentes palestrantes para garantir a diversidade, com temas relacionados à ciências exatas, computação ou engenharias.   A UFC em Russas realiza o IV Encontro de Mulheres na Ci...

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...

63 anos do arrombamento do Açude Orós

Há 63 anos, a barragem do açude de Orós com o aumento das chuvas arrombou e inundou todo o Vale do Jaguaribe Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Açude Orós Para os cearenses, o principal empreendimento que o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK) legou ao estado foi o açude Orós. Ele providenciou a retomada da construção do açude em 1958, a qual havia sido interrompida desde 1922.   Em 1960, quando as obras ainda estavam em andamento, viveu a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou. arrombamento parcial do Açude Orós Provocando o arrombamento parcial do Açude Orós, desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e o Baixo Jaguaribe. A notícia logo se espalhou, e as cidades de:  Russas,  Aracati,  Itaiçaba,  Jaguaribe,  Limoeiro do Norte,  Icó  e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão;  foram evacuadas por forças do exército. ...

Concurso de Fortaleza

As provas objetivas do concurso da prefeitura de Fortaleza foram realizadas neste domingo (7) nas escolas municipais do município no turno da tarde Candidatos do Concurso de Fortaleza - Foto: Escola Maria da Hora - Autran Nunes Por Portal Baixo Jaguaribe CE 08/08/2022 15h52 Atualizada em 24/08/2022   Concurso para Pedagogos Neste domingo(14) foram realizadas as provas para pedagogos da Prefeitura de Fortaleza no Ceará. Vagas Estão sendo ofertadas para o provimento de um total de 1.056 vagas de forma imediata para o Cargo de Professor Efetivo Pedagogo com nível superior.   Remuneração O candidato aprovado no concurso fará jus a uma remuneração mensal de R$ 4.384,82. Correspondente a 200h de exercício semanal.    Concorrência A concorrência, considerando 1.053 vagas, foi de 21,04 por vaga para ampla concorrência.    Provas As provas foram divididas em 4(quatro): Língua portuguesa; Raciocínio Lógico; Legislação da Educação Básica; Temas educacionais e p...

Chuvas de março superam média dos últimos anos

A COGERH informou também que o Ceará já está recebendo água da transposição do Rio São Francisco pelo ramal do Atalho com vazão de 600 litros por segundo 25 açudes sangrando no Ceará nesta quarta-feira (12) | Foto: José Nogueira O volume de chuvas deste mês de março no Estado do Ceará, superou o volume de chuvas do mesmo mês dos últimos 5 (cinco) anos, afirmou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) nesta quarta-feira (12). Em entrevista a uma rede de rádios nesta quarta-feira, o diretor de operações da COGERH afirmou que apenas nestes primeiros dias de março, o volume de chuvas já é maior que o volume do mesmo período dos últimos 5 (cinco) anos. Ainda segundo o diretor de operações do órgão, até ontem (11) eram 24 açudes sangrando no Ceará, e nesta quarta-feira (12) o açude Gavião começou entrar a sangria, totalizando 25 açudes sangrando no Ceará. O diretor afirmou ainda, que no Ceará, além desse 25 açudes sangrando, existem mais 13 (treze) açudes prestes a sangr...

Feriado de São José no Ceará

O dia 19 de março, dia de São José, é feriado no Estado do Ceará e os agricultores renovam a esperança em um bom inverno  Agricultores comemoram o dia de São José | Foto: Francisco José Todos os anos, o dia 19 de março, é o dia mais esperado pelos agricultores cearenses. No Ceará a data é feriado estadual. Os agricultores devotos do santo acreditam que o santo São José é quem manda um bom inverno ou não, assim a cada ano, as preces por um inverno chuvoso aumenta ao santo.   Os agricultores de Pindoretama, município da região metropolitana de Fortaleza, todos os dias de São José, realizam uma procissão, saindo de suas comunidades e caminhando até a sede do município para uma missa, que começa as 6h da manhã. Os agricultores mais antigos, relatam que a procissão começou a ser realizada, saindo das comunidades para a Igreja Matriz da cidade, mas com o crescimento do município, o evento foi transferido para o mercado público municipal.   Segundo os moradores de Pindoretama, o...

Lei Paulo Gustavo

Escuta pública Lei Paulo Gustavo com artistas e fazedores de cultura de Pindoretama Escuta pública lei Paulo Gustavo — Foto: Reprodução   A Prefeitura de Pindoretama, no Litoral Leste do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida os artistas e fazedores de cultura do município para uma reunião sobre a Lei Paulo Gustavo. O encontro acontecerá dia 01 de março, às 18h,  na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Pedro Ferreira do Nascimento - Bairro Caponga Funda - Pindoretama/Ce. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Lei Paulo Gustavo É um projeto que tramitou na câmara dos deputados e virou lei, conhecida como Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Entre os trabalhos de Paulo G...

Canal da integração

Canal da integração no Ceará, uma fonte de alimento e renda através da pesca de Cará no Tabuleiro de Russas Canal da integração — Foto: Reprodução/COGERH   Canal da Integração Faz parte do projeto denominado Eixão das Águas, um conjunto de obras hídricas que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe,  para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Garantindo o abastecimento de água da população, com um perímetro de 255 quilômetros de extensão, incluindo também o Complexo Industrial e Portuário do Pecém na cidade de São Gonçalo do Amarante no Ceará. Esse projeto faz a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza e foi beneficiado pela transposição das águas do rio São Francisco e do Canal do Trabalhador.  Beneficiando uma população estimada de aproximadamente mais de dois milhões de habitantes além da população ribeirinha (as margens do canal).  É composto por adutoras, estações de bom...