Pular para o conteúdo principal

Pindoretama completa 37 anos

O município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, completou 37 anos de emancipação

desfile cívico de 7 de setembro em Pindoretama
Desfile cívico de 7 de setembro e comemorações de 37 anos de emancipação do município de Pindoretama no Ceará | Foto: José Nogueira
Considerado a Capital da rapadura e da cana-de-açúcar, o município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, completou 37 anos de emancipação política e administrativa nesse último sábado, dia 7 de setembro. A prefeitura do município realizou um desfile cívico em comemoração a data e ao dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.

 

Todas as escolas municipais e principais projetos nas áreas do esporte, cultura e arte, saúde e bem estar, dança e educação desfilaram em reconhecimento e homenagem aos 37 anos de emancipação do município, localizado no leste cearense. O ato contou ainda com as bandas marciais de escolas do município circunvizinho de Aquiraz, além da banda de música da Marinha do Brasil.

 

Mais de um mil participantes, prestigiaram a homenagem e o momento cívico, entre eles o grupo gestor de cada escola, professores, alunos e organizadores, além dos pais de alunos e do público em geral. As comemorações dos 37 anos do município de Pindoretama, se iniciaram logo na última sexta-feira, dia 6 de setembro, com diversos shows musicais em palco montado no estádio municipal O Costão. O momento contou com grande presença de público.

 

No dia 7 de setembro, dia do município e da independência do Brasil, foi realizado o desfile cívico, com concentração a partir das 15h30 na rua Raimundo Santino Costa, conhecida como, o Beco do Gás. A marcha começou por volta das 17h, percorrendo a avenida Capitão Nogueira, principal avenida da cidade, até a praça da igreja matriz Nossa Senhora das Graças, onde foi montado um palco de apresentação, recepção e autoridades do município de Pindoretama e demais autoridades.

 

Da praça da igreja matriz de Pindoretama, o desfile seguiu até o estádio municipal O Costão, onde foi realizado a recepção dos participantes do do ato cívico em comemoração aos 37 anos de Pindoretama, a Capital da Rapadura e ao 7 de setembro, feriado da independência do Brasil. As bandas marciais da Marinha do Brasil e do município de Pindoretama tocaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do município respectivamente.

 

Um dos destaques do desfile cívico deste ano no município de Pindoretama, foi a Escola Joaquim Nunes Vieira (JNV), localizada no Distrito de Capim de Roça, com seu pelotão de alunos vestidos de blusas verdes, em referência ao Prêmio Escola Nota Dez do Governo do Estado do Ceará baseado nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).          

Comentários

VEJA TAMBÉM

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...