Pular para o conteúdo principal

Uece realiza lançamento de edição especial de Revista intitulada “Genocídio do Povo Palestino”

O Observatório das Nacionalidades da Uece realizou evento de lançamento da edição especial da revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino”

lançamento da edição especial da revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino”
Lançamento da edição especial da revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino” | Foto: João Bosco/arquivo pessoal

O Observatório das Nacionalidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou evento de lançamento da edição especial da revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino”, que ocorreu nesta quarta-feira (3), a partir das 9 horas no Auditório Paulo Petrola na Reitoria da Uece, campus do Itaperi.
 
O lançamento contou com mesa de abertura com a participação de coordenadores de programas vinculados às áreas da Sociologia e Políticas Públicas, como as professoras e professores Mônica Dias (Uece), Preciliana Morais (Uece), Emanuel Freitas (Uece), Fábio Gentili (UFC), Paulo Niederle (CAPES) e Andréa Luz (Uece).
 

Em seguida, foi realizado um bate-papo com alguns dos autores que colaboraram para a edição especial, como Ivan Martins (UFC), Marcel Pereira (UECE), Martín Martinelli (UNLu/Argentina) e Reginaldo Nasser (PUC-SP), além da presença da fotógrafa documental Karine Garcez.


Durante a tarde, as atividades do lançamento foram retomadas às 13h, com uma apresentação da Mística MST. Em seguida, foi realizado uma apresentação da revista
Tensões Mundiais e as principais temáticas abordadas nos artigos, resenhas e entrevistas, comandado por um dos editores, Ronaldo Lima (Uece), e mediada por Larissa Almeida (Uece), pesquisadora do Observatório das Nacionalidades.

O encerramento da programação do lançamento da edição especial da Revista intitulada “Genocídio do Povo Palestino” aconteceu às 15h, com uma apresentação do grupo de violinistas Gruvi Uece.


Ainda segundo a equipe editorial, nesta edição extraordinária, 

“nos debruçamos sobre um momento histórico agudo e grave, que requer a atenção inadiável da opinião pública global. Vivemos tempos em que a resistência palestina transcende as fronteiras de seu território, convertendo-se em um apelo em defesa da vida, da autodeterminação e da sobrevivência de seu povo. Esta edição não apenas responde esse apelo, mas também procura o papel fundamental da academia e do pensamento científico crítico na articulação da opinião pública mundial e na disputa de ideias”, comentaram.

 

A equipe acrescentou ainda que este lançamento é um momento importante não só pela urgência das discussões, mas por representar o retorno da tiragem da revista em sua edição física.

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...