Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil mais justo, sustentável e desenvolvido foi temática da Conferência sobre Energias Renováveis na FIEC
![]() |
Conferência sobre Energias Renováveis na FIEC | Foto: Ribamar Neto |
Fusão nuclear, hidrogênio, energia solar e energia eólica foram pauta da Reunião Temática sobre Energias Renováveis realizada na última quinta-feira (22), no Auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), situada na av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, em Fortaleza.
5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)
O encontro é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), promoção do Governo Federal, que ocorrerá de 4 a 6 de junho em Brasília.
O Prof. Ênio Pontes, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenou a Reunião Temática. Além da UFC, fizeram parte da organização do evento a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (GCEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A reunião teve a programação presencial e foi aberta, também, houve à participação virtual de interessados de todo Brasil.
Na reunião, convidados de diversas instituições e demais participantes discutiram e apresentaram propostas sobre energias renováveis nas áreas de fusão nuclear, hidrogênio, energia solar e energia eólica.
O objetivo central das Reuniões Temáticas, que vêm ocorrendo desde novembro em vários estados do Brasil, é gerar subsídios, em temas específicos, aos debates programados para as conferências estaduais e regionais, que, por sua vez, alimentarão a 5ª CNCTI, que tem como tema central “Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.
Ao longo da reunião, representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além dos demais interessados, participaram de discussões para propor soluções inovadoras às áreas de fusão nuclear, hidrogênio, energia solar e energia eólica, temas das quatro mesas programadas. Ao final, foi elaborado um relatório a ser divulgado e encaminhado à Conferência Nacional com propostas para o desenvolvimento de políticas e estratégias voltadas para o avanço das energias renováveis no Brasil.
Entre os participantes, confirmaram presenças o secretário-executivo da CNCTI, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o presidente da CGEE, Fernando Rizzo.
UFC
No âmbito da 5ª CNCTI, o Prof. Ênio Pontes coordena a Comissão de Energias Renováveis, que é constituída por 30 membros, entre representantes de universidades, institutos e setores industrial e governamental. Ele integra ainda, junto com o Prof. Antônio Gomes, do Departamento de Física da UFC, o Conselho Consultivo dessa Conferência.
A UFC tem ainda como representantes nas discussões temáticas sobre energias renováveis os professores José de Paula Barros Neto, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do CT e atual pró-reitor-adjunto da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER); e Fernando Antunes, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e cientista-chefe de Energias Renováveis.
Prof. Ênio Pontes
Para o Prof. Ênio Pontes, a participação da UFC em todo esse processo é de extrema importância. “A UFC, reconhecida pela sua excelência acadêmica e pesquisa de ponta, traz consigo um vasto conhecimento e expertise na área de energias renováveis, especialmente considerando o contexto do Estado do Ceará, que é privilegiado em recursos naturais para a geração de energia limpa”, destaca.
Pontes acrescenta que, “ao participar desses eventos, a UFC tem a oportunidade não apenas de compartilhar suas descobertas e avanços científicos, mas também de colaborar com outros especialistas, pesquisadores e instituições, fortalecendo redes de cooperação e ampliando o impacto das suas contribuições.
Além disso, a presença da UFC nessas conferências ajuda a destacar o papel fundamental das universidades públicas no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade, especialmente no que diz respeito à questão energética e ambiental”.
*com informações de Ênio Pontes, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC e coordenador da Comissão de Energias Renováveis da 5ª CNCTI
Comentários