Pular para o conteúdo principal

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

ENEM 2023
ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça
 

É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro.

“O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam.

Os aplicadores criticam ainda que até o momento não há previsão de quando os pagamentos serão efetuados.

“Quando procuramos os coordenadores, somos tratados com arrogância. Só falam que a gente tem que aguardar. Eles não querem ser cobrados, mas só estamos em busca do que é nosso por direito. Quando nos chamam para trabalhar nos tratam super bem, e prometem que será tudo bem resolvido, mas, na verdade, não é. Pura enrolação”, acrescentaram.

CEBRASPE

O Portal entrou em contato com uma pessoa indicada como uma das coordenadoras, responsável pela aplicação em um município. Em resposta, ela enviou a seguinte mensagem para a redação: “Não posso responder por tal questionamento. Não sou Coordenadora Municipal do CEBRASPE. É outra pessoa”.
 
 
fechamento dos portões Enem 2023
Fechamento dos portões Enem 2023 | Foto: Portal Baixo Jaguaribe/arquivo

Falta de pagamento dos trabalhadores do ENEM

Em um site de reclamações na internet, as denuncias não param de chegar, leia na integra esse relato da situação de um prestador de serviço da cidade de Patos na Paraíba.
 
 "Ocorre que, no mês de novembro do corrente ano houve a realização do ENEM 2023, em dois domingos consecutivos (05/11 e 12/11). Assim, fomos contratados pela banca organizadora identificada na reclamação com certa antecedência, inclusive sendo-nos cobradas condições para a prestação dos serviços, antes mesmo da data de realização de prova já mencionadas. Hoje, início do mês de dezembro muitos colabores ainda não receberam seu pagamento, inclusive com o prazo previsto pela banca apenas para o dia 17/12, o que é um completo absurdo. Inicialmente, quero deixar registrada a desorganização e a falta de sensibilidade da respectiva banca organizadora, pois para a prestação do serviço foram impostas aos colaboradores condições como a necessidade de levar obrigatoriamente "caneta de tinta preta" para preenchimento dos documentos necessários à APLICAÇÃO de prova, além de vestes formais como calça jeans e camiseta branca. Ora, isso é um disparate, não há lógica, tivemos "custos" para poder estar trabalhando nos dias estipulados e quase 30 dias depois ainda não recebemos nosso pagamento. A lógica, segundo o pensamento comum, é que se a banca exige determinada forma de aplicar o certame esta DEVE fornecer e se responsabilizar INTEGRALMENTE por todo o material necessário à realização do certame e não subsidiar suas obrigações para os mais vulneráveis. Deveras ao mínimo então, efetuar o pagamento no prazo imediatamente ao término do dia trabalhado para que assim pudéssemos "cobrir" os gastos ocorridos com a prestação do serviço. Além de que, os pagamentos das equipes estão acontecendo de forma DESUNIFORME variavelmente nos estados brasileiros, isto é, pessoas que trabalharam de igual modo, na mesma data, estão usufruindo do seu valor trabalho de forma desigual. Isto não pode prosperar, a Administração se pauta em princípios basilares como o da isonomia e universalidade, e tal comportamento da banca vai em sentido contrário favorecendo a caracterização de "injustiças", já que pessoas em determinados estados brasileiros já dispõe do seu pagamento, o que caracteriza, por reflexo, a situação de favorecimento. Isto demonstra o despreparo e falhas grotescas da banca nomeada e mais do que isso, caracteriza uma irresponsabilidade com inúmeros brasileiros que abriram mão dos seus domingos, do seu lar, para prestar o serviço com zelo e dedicação. A justificativa arguidas de "existência de pendências" formais por Estado não pode prosperar, pois o serviço já foi prestado e não nos pode ser cobrado nada além do que já foi servido, isto é, já houve preclusão consumativa do exercício, devendo a banca realizar o pagamento o mais breve possível, já que possui acesso aos nossos dados, inclusive bancários, bem antes dos dias de realização de provas.", escreveu.

Em uma outra reclamação, de um prestador de serviços do ENEM deste ano, da cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, persiste o mesmo problema com o pagamento do pessoal.

"Trabalhei como aplicador na prova do ENEM e a empresa não realizou o pagamento até agora, já faz mais de 15 dias úteis desde o ultimo dia de prova. descaso total.", denunciou.  
 
No Estado no Rio Grande do Norte a situação se repete, o pessoal que trabalhou no ENEM também não recebeu ainda, como relatou esse prestador de serviço, do município de Macaíba.

"A empresa está me lesando, trabalhei no Enem, e a empresa não me pagou. Estou até o momento sem receber o valor acertado, sem falar que nem almoço deram. Quero que a empresa pague meu dinheiro.", relatou em denuncia.
 
Em São Paulo, um prestador de serviço, da cidade de Diadema, também reclama da falta de pagamento 

"Fui chefe de sala no Enem em Diadema, São Paulo. Não recebemos o pagamento e não deram previsão para pagamento. Simplesmente estamos sendo deixados de lado.", reclamou.

Em Recife, no Estado do Pernambuco, a reclamação é que já fazem mais de um mês e nada da empresa pagar para quem trabalhou no Enem.  

Pagamento dos Certificadores

O pagamento dos Certificadores, também não foi realizado ainda, os Certificadores do ENEM, são servidores públicos que atuam em todo o Brasil, para garantir a conformidade da aplicação do ENEM, atuam nos dois dias do exame e são contratados através de inscrição na Rede Nacional de Certificadores (RNC), regulado por Edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). 

RNC

"No site da RNC, consta apenas a informação que a demanda foi encaminhada para pagamento, mas até agora, não recebemos", afirmou um servidor público, que atuou como certificador no município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, no Estado do Ceará.

Comentários

Anônimo disse…
Quando era a Cesgranrio, recebíamos no mesmo dia do trabalho.
Francisco de Pindoretama Ceará disse…
No Enem do ano passado, teve lanche e almoço e no final do dia a coordenadora chamava a gente pra receber o nosso dinheiro. Esse ano não teve nem café, além de até agora não sabemos se vamos receber. Eu como já sei como são essas coisas, só fui no primeiro dia.
Anônimo disse…
Aqui em Brasiléia, Acre, também não recebi e prestei o serviço como certificador nos dois domingos. Falei ontem com uma professora que foi fiscal de sala e disse também que alguns já receberam e outros não, queria saber qual é o critério.
Raquel Fortaleza/Ce disse…
No site da RNC, em minhas demandas, diz "Encaminhada para pagamento" e nada deste pagamento. Cadê esse dinheiro?
Anônimo disse…
Trabalhei e alguns colaboradores receberam e outros ainda não,uma falta de respeito com as pessoas que trabalharam dois domingos sinceramente sem condições
Anônimo disse…
Santo Amaro-Ba. Nós colaboradores do enem 2023 não recebemos também e hoje já são 05/12. Um absurdo!
Anônimo disse…
MUNICÍPIO DE Barreirinha estado do Amazonas eu trabalhei mais até não recebi irresponsabilidade da banca..
Ana Paula disse…
Em Morada Nova, já começaram a pagar.
Valdemir disse…
Valdemir.Feira de Santana Bahia também trabalhei até hoje nada uma falta de respeito com às pessoas que saem dás suas casas dimanha cedo pra chegar a noite e até hoje estamos nó aguardo
Bruno disse…
Trabalhei como certificador em Mosoró e ainda não recebemos.
Bruno disse…
Mossoró/RN
Larissa disse…
Também estou sem receber. O pior é que ninguém fala nada.
Edson Paiva Cascavel Ceará disse…
Sinceramente para quem trabalhou no Enem deste ano foi muito ruim em comparação aos últimos. Ainda mais essa falta de pagamento sem explicação.
Anônimo disse…
Aqui no Paraná ninguém recebeu uma vergonha um descaso total , a gente entra em contato e ninguém responde até a coordenação sumiu , absurdo fomos enganados
Tatiane disse…
Fui coordenadora aqui no Aquiraz e também não recebi.
Trabalhei como certificadora também em Caxias do Sul, e não fui paga nem sei para quem reclamar.
Eduardo Silva de Cascavel ce disse…
O complicado é isso, não temos como reclamar e com essa desorganização, fico com medo de não receber.
Rubinho disse…
Tem que ter um meio judicial de se cobrar por isso. Fomos cobrados pra trabalhar com o máximo de dedicação possível e estamos nem sendo esclarecidos. O mínimo que deveria ser feito , era algum órgão responsável pelo Enem, esclarecer em rede nacional de televisão o que tá acontecendo
Anônimo disse…
Verdade, precisamos de esclarecimentos. Não podemos culpar os coordenadores, pois a nossa contratação foi por cadastro direto pelo link da Cebrasp.
Carlos Nascimento disse…
Para os certificadores o prazo seria até dia 21 de dezembro, baseado na data de pagamento do ano passado.
Anônimo disse…
Aqui em garanhuns os certificadores também não receberam.
Anônimo disse…
Aqui em garanhuns pernambuco os certificadores também não receberam
Patricia Kely disse…
Aqui no Ceará, e no também no Rio Grande do Norte, tenho uma amiga de lá, ninguém recebeu ainda.
Anônimo disse…
Verdade já deu 30 dia já e não pagaram ninguém da 1 apricação dia 12 faz 30 dia da segunda etapa trabalhamos e queremos receber
Anônimo disse…
Deixe jeito ninguém vai mais querer trabalhar no Enem cebraspe muito enrolado para pagar eu quero receber pelo
Serviço trabalhei de fiscal de sala quero. Receber todos nós estamos precisando do dinheiro
Anônimo disse…
Deixe jeito ninguém vai mais querer trabalhar no Enem cebraspe muito enrolado para pagar eu quero receber pelo
Serviço trabalhei de fiscal de sala quero. Receber todos nós estamos precisando do dinheiro falaram prazo dia 17. Era dia 15 agora mudaram a data para dia 17
Anônimo disse…
Aqui na Pindoretama, no segundo dia, teve que arranjar gente, pois que trabalhou no primeiro dia não quis mais vir. Sem lanche, sem café e sem receber. Imagina no próximo Enem.
Renato Adriano de Natal disse…
Atuei como certificador no Enem deste ano e ainda não recebi. Onde posso olhar se tem alguma coisa faltando? Será que vou receber?
Valdeir Viana disse…
Aqui no interior de Minas Gerais também não recebemos... já atuei como certificador em anos anteriores e nunca demorou tanto... quem esteve trabalhando nos dois domingos sabe que não é fácil... vergonhoso a falta de respeito com os servidores!
Anônimo disse…
Valdir, no Ceará, também não recebemos. O Inep não se pronuncia e no Site da RNC diz que foi encaminhado pra pagamento.
Anônimo disse…
Digo Valdeir
Mario de andrade disse…
O inexplicável é a cesgranrio ter aplicado o Enem por 5 anos desde 2017, e eu trabalhei em todos eles, e os colaboradores recebiam no segundo dia de prova o pagamento dos dois dias trabalhados,o orçamento do Enem é gigantesco,muito dinheiro que deve estar rendendo um bom retorno para a banca em alguma aplicação.espero que essa banca que até pouco tempo estava inapta para aplicar provas do governo volte a ficar inapta, pelo bem da isonomia e lisura dos processos seletivos.
Anônimo disse…
Tenho um conhecido que informou que o pagamento dos certificadores saiu agora pela manhã, ainda não conferir, mas estou avisando aqui a todos.

Espero que der certo pra todos.
Anônimo disse…
Aqui no Maranhão também não foi feito o pagamento dos colaboradores. Já trabalhei 4 anos no Enem e essa é a primeira vez que o dinheiro não é pago no último dia de Enem. Descaso total, falta de responsabilidade e respeito.
Anônimo disse…
No Ceará, pelo menos aqui em jaguaruana, os certificadores receberam hoje, segunda-feira (11). Glória a Deus
Eu realmente estava precisando.
Anônimo disse…
No Paraná ninguém recebeu e também nenhuma resposta, precisa passar está informação para o Ministério da Educação.Descaso com os aplicadores.
Anônimo disse…
Tenho colegas que ainda não receberam também, aqui no Aquiraz. Esse ano foi horível.
kUAN disse…
AINDA NÃO RECEBEMOS. COVARDIA COM A GENTE.
Anônimo disse…
Trabalhei no dia 05/11/2023e12/11/2023de fiscal de sala também quero receber já faz 30 dias já e nada todos nós queremos receber se prestamos serviço porque nis estamos precisando então sebraspe pague todos que trabalhou em novembro
Anônimo disse…
Sei que os certificadores não recebem pelo Cebrasp, é pelo INEP e aqui no Ceará todos já receberão.
Laura Loiola disse…
Um absurdo trabalhei como certificadora e até agora nada, entrei em contato com o INEP, mandaram uma mensagem automática que tenho que aplicar o Enem, posteriormente enviar o relatório, e o INEP aceitar a minha demanda, eu trabalhei certinho, ninguém falou que o trabalho seria condicionado ao inep aceitar ou não a demanda, isso é uma falta de responsabilidade do INEP, pois eu fiz tudo com eles e não com uma empresa, quero o meu dinheiro que suei literalmente para ganhar.
Anônimo disse…
Laura me permita, em relação a verificação do trabalho, normalmente é feita através do ofício que entregamos ao coordenador local e através do site da rnc.
Anônimo disse…
Recebemos este e-mail recentemente.

Certificador(a),

Comunicamos que a demanda 129954 foi encerrada por meio de ordem bancaria.
depositado na conta corrente cadastrada no sistema pelo colaborador.
Todos os detalhes relativos a essa transação estão disponíveis no Detalhamento Diário das Despesas, conforme registrado no portal da transparência, com informações precisas sobre a data e o valor correspondente.

Aqui no Ceará, nós certificadores, já recebemos o pagamento.

Anônimo disse…
Não recebi nada, fui certificador em Cícero Dantas Bahia e nem designado para pagamento aparece no local onde tem as demandas. Trabalhei no segundo dia e não recebi nada. Sou de Adustina na Bahia. Antonio Abreu
Anônimo disse…
Bom dia pessoal. Não esqueci de vocês! Nós coordenadores estamos em contato com a Cebraspe, para sabermos a data do pagamento. Ninguém de nós recebeu, nem a coordenação municipal recebeu. A princípio, eles informaram que seriam 30 dias úteis, o que daria dia 26/12. Estamos correndo atrás pessoal, fiquem tranquilos. Assim que tiver mais informações nós postaremos aqui pra vcs.
Mandem email pra instituição, qto mais gente cobrando, melhor
Mois do para na Curitiba até momento nada
Anônimo disse…
Feira de Santana/BA.
Trabalhamos e não recebemos até o dia de hoje e olhe que já estamos em 27/12/2024
Anônimo disse…
Verdade era ser pago ontem
Anônimo disse…
Sou do Maranhão. Nunca recebemos o pagamento.
Anônimo disse…
É triste, trabalhar e não receber. Além disso, não tem uma informação concreta, de repente ninguém sabe de nada. É osso.
Anônimo disse…
Ministro cearense, cadê nosso dinheiro? Nós trabalhamos.
Matheus disse…
É um absurdo isso , aqui em Salvador a gente não recebeu valor nenhum , o valor que a gente fiscal de banheiro iríamos ganhar e considerado baixo , e mesmo assim não houve pagamento , estou muito insatisfeito
Anônimo disse…
Pois é, se não estou enganado, o fiscal de banheiro ganha apenas R$80 e ainda não receber é uma humilhação.
Anônimo disse…
Eu recebi ontem cebraspe já depositou sou de Curitiba PR
Anônimo disse…
Trabalhei como certificadora, até o momento não recebi o pagamento.
Sinistro...
Anônimo disse…
Tem que ver o seu cadastro na rede RNC, verifica os dados bancários, no site da rnc, verifica o recibo, nas demandas. Qualquer coisa envia um e-mail para o inep.
Ocirene pereira disse…
Eu trabalho os dois dias de prova do Enem e até agora não recebi nada de pagamento sou de Amarante Piauí gostaria muito de receber pois tive gastos com transporte alimentação e até agora nada falta de respeito com o trabalhador
José Nogueira disse…
Ocirene, me permita, você trabalhou como certificadora ou como colaboradora no ENEM?
Anônimo disse…
Me permita, você conseguiu resolver a questão do pagamento em relação ao trabalho no ENEM?
Anônimo disse…
Recebemos hoje o nosso pagamento certificadores 2024

VEJA TAMBÉM

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...