Em apenas três anos, a UFC e as instituições de pesquisa cearenses conseguiram captar um total de R$ 20 milhões em financiamento para diversos projetos na área de energias renováveis, com ênfase no hidrogênio verde (H2V)
![]() |
A UFC está presente no futuro do Hidrogênio Verde Foto: Viktor Braga |
O número foi apresentado pela vice-reitora da UFC, Profª Diana Azevedo, como um termômetro do alto engajamento da academia cearense no Hub do H2V, durante painel no FIEC Summit 2023, no último dia 26 de outubro.
FIEC Summit 2023
O painel consistiu em uma única apresentação, dividido entre três palestrantes: o consultor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) na área de energias, Jurandir Picanço; a Profª Diana Azevedo; e o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueredo.
Desenvolvimento do Nordeste e Hub do Hidrogênio Verde
Em Recife (PE), o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024-2027 foi aprovado por unanimidade na 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada em 10 de julho deste ano, logo após a cerimônia de posse do superintendente Danilo Cabral.
O encontro do colegiado contou com a presença de ministros, governadores, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste. O PRDNE será enviado aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Planejamento, Casa Civil, além de ser submetido ao Congresso Nacional pelo presidente da República, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) Federal.
PRDNE
Danilo Cabral explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros.
A carteira de projetos do plano elenca ações prioritárias apontadas por cada estado da área de abrangência da Sudene, a exemplo da proposta de ampliação e universalização de acesso à água, reestruturação de portos; Hub do Hidrogênio Verde, Construção de distrito industrial para atração de empresas, ampliação da geração e distribuição de energia solar, duplicação de BR, entre outros.
Hidrogênio, categoria de estreia na competição Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono.
Na 6ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito de cerca de 10km com o mínimo de combustível possível.
A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Neste ano, a competição vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.
UTFPR
Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol.
UFMG
Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
Comentários