Pular para o conteúdo principal

Nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém busca parceria com a UFC

A multinacional ArcelorMittal, nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a UFC tratam sobre parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade

 

 

Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa
Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa





Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam comitiva local da multinacional indiana ArcelorMittal, que adquiriu recentemente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O encontro pautou um alinhamento inicial entre a Universidade e a empresa, visando ao estabelecimento de parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade.



Segundo o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, o Brasil está se consolidando como referência em energias renováveis e há boas perspectivas para o desenvolvimento econômico do Ceará nesse segmento com a produção do hidrogênio verde.


Presente em mais de 60 países ao redor do mundo, a companhia possui 12 centros de pesquisa e desenvolvimento, um deles instalado em território nacional.

“A usina [do Pecém] será um celeiro para desenvolver os engenheiros daqui. Queremos abrir as portas aos cursos da UFC e aos laboratórios, e que vocês entendam a indústria como uma extensão. E a academia precisa nos ajudar com a substância e o conteúdo”, afirmou Torres.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda, como exemplo de formação de recursos humanos e qualificação de mão de obra, o programa de estágios da CSP envolvendo estudantes da UFC sempre foi um sucesso.  “O Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em aceno a essas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém. Não podemos mais perder cérebros, pois temos matéria-prima e material humano de excelente qualidade”, pontuou.

Para o reitor Custódio Almeida, duas unidades acadêmicas da UFC se destacam pela expertise demonstrada nas áreas industrial, de gestão de zonas costeiras e portuárias, e de meio ambiente: o Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Ele ainda mencionou a disponibilidade da Instituição em seguir contribuindo com as atividades desenvolvidas no Pecém.


“Temos no Brasil um grande potencial humano para atuar nos muitos problemas de infraestrutura e na pesquisa de pós-graduação. O Pecém tem uma proximidade fantástica da Europa, e é um modelo bastante interessante para a UFC”, declarou o reitor.

Compareceram, por parte da ArcelorMittal, Erick Torres (CEO da empresa no Ceará), Welligton Guidoni (diretor técnico), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais), Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura) e Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais).



Comentários

VEJA TAMBÉM

Eryck Dieb consolida mandato de destaque em Pindoretama com ações inovadoras e reconhecimentos nacionais

O vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da Câmara de Pindoretama Em apenas dez meses de mandato, o vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes e inovadoras da Câmara Municipal de Pindoretama. Sua atuação, marcada pela escuta ativa, diálogo com as comunidades e proposições de grande impacto social, tem elevado o nível do debate legislativo e aproximado o poder público das reais necessidades da população. Desde o início de sua gestão, Eryck Dieb tem pautado sua atuação na construção de políticas públicas efetivas e na valorização dos servidores municipais. Um dos marcos desse período foi a nomeação oficial de 63 ruas no distrito de Pratius, uma ação que trouxe não apenas organização urbana, mas também dignidade e reconhecimento aos moradores, que passam agora a contar com endereços formais para serviços essenciais, como entrega de correspondências, emergências e políticas públicas. Outro destaque foi sua liderança nas discuss...

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Workshop discute chegada do curso de medicina em Russas e Região

O evento debateu o tema “A Expansão da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe com a chegada do curso de Medicina e seus impactos sociais na região"   Nesta quinta-feira, 30 de outubro, o VII Workshop da UFC debateu o tema, sendo um dos destaques da programação do XXVII Encontro Cultural Russano que acontece até o dia 01 de novembro em Russas. O evento reuniu autoridades e lideranças acadêmicas para debater “A Expansão da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe com a chegada do curso de Medicina e seus impactos sociais na região”. O workshop contou com um time de peso para conduzir a discussão, incluindo a presença do Prefeito de Russas, Sávio Gurgel, do prefeito de Itaiçaba, Antoniel Holanda, do Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. curso de Medicina Também participaram como expositores o Diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Cândido Lobo , e o ex-diretor do campus, Prof. Lindberg Gonçalves. A mesa-redonda promoveu uma reflexão fundamental sobre os novo...