Pular para o conteúdo principal

Nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém busca parceria com a UFC

A multinacional ArcelorMittal, nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a UFC tratam sobre parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade

 

 

Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa
Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa





Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam comitiva local da multinacional indiana ArcelorMittal, que adquiriu recentemente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O encontro pautou um alinhamento inicial entre a Universidade e a empresa, visando ao estabelecimento de parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade.



Segundo o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, o Brasil está se consolidando como referência em energias renováveis e há boas perspectivas para o desenvolvimento econômico do Ceará nesse segmento com a produção do hidrogênio verde.


Presente em mais de 60 países ao redor do mundo, a companhia possui 12 centros de pesquisa e desenvolvimento, um deles instalado em território nacional.

“A usina [do Pecém] será um celeiro para desenvolver os engenheiros daqui. Queremos abrir as portas aos cursos da UFC e aos laboratórios, e que vocês entendam a indústria como uma extensão. E a academia precisa nos ajudar com a substância e o conteúdo”, afirmou Torres.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda, como exemplo de formação de recursos humanos e qualificação de mão de obra, o programa de estágios da CSP envolvendo estudantes da UFC sempre foi um sucesso.  “O Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em aceno a essas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém. Não podemos mais perder cérebros, pois temos matéria-prima e material humano de excelente qualidade”, pontuou.

Para o reitor Custódio Almeida, duas unidades acadêmicas da UFC se destacam pela expertise demonstrada nas áreas industrial, de gestão de zonas costeiras e portuárias, e de meio ambiente: o Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Ele ainda mencionou a disponibilidade da Instituição em seguir contribuindo com as atividades desenvolvidas no Pecém.


“Temos no Brasil um grande potencial humano para atuar nos muitos problemas de infraestrutura e na pesquisa de pós-graduação. O Pecém tem uma proximidade fantástica da Europa, e é um modelo bastante interessante para a UFC”, declarou o reitor.

Compareceram, por parte da ArcelorMittal, Erick Torres (CEO da empresa no Ceará), Welligton Guidoni (diretor técnico), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais), Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura) e Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais).



Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...