Pular para o conteúdo principal

Nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém busca parceria com a UFC

A multinacional ArcelorMittal, nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a UFC tratam sobre parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade

 

 

Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa
Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa





Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam comitiva local da multinacional indiana ArcelorMittal, que adquiriu recentemente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O encontro pautou um alinhamento inicial entre a Universidade e a empresa, visando ao estabelecimento de parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade.



Segundo o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, o Brasil está se consolidando como referência em energias renováveis e há boas perspectivas para o desenvolvimento econômico do Ceará nesse segmento com a produção do hidrogênio verde.


Presente em mais de 60 países ao redor do mundo, a companhia possui 12 centros de pesquisa e desenvolvimento, um deles instalado em território nacional.

“A usina [do Pecém] será um celeiro para desenvolver os engenheiros daqui. Queremos abrir as portas aos cursos da UFC e aos laboratórios, e que vocês entendam a indústria como uma extensão. E a academia precisa nos ajudar com a substância e o conteúdo”, afirmou Torres.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda, como exemplo de formação de recursos humanos e qualificação de mão de obra, o programa de estágios da CSP envolvendo estudantes da UFC sempre foi um sucesso.  “O Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em aceno a essas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém. Não podemos mais perder cérebros, pois temos matéria-prima e material humano de excelente qualidade”, pontuou.

Para o reitor Custódio Almeida, duas unidades acadêmicas da UFC se destacam pela expertise demonstrada nas áreas industrial, de gestão de zonas costeiras e portuárias, e de meio ambiente: o Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Ele ainda mencionou a disponibilidade da Instituição em seguir contribuindo com as atividades desenvolvidas no Pecém.


“Temos no Brasil um grande potencial humano para atuar nos muitos problemas de infraestrutura e na pesquisa de pós-graduação. O Pecém tem uma proximidade fantástica da Europa, e é um modelo bastante interessante para a UFC”, declarou o reitor.

Compareceram, por parte da ArcelorMittal, Erick Torres (CEO da empresa no Ceará), Welligton Guidoni (diretor técnico), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais), Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura) e Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais).



Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.