Pular para o conteúdo principal

Nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém busca parceria com a UFC

A multinacional ArcelorMittal, nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a UFC tratam sobre parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade

 

 

Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa
Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa





Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam comitiva local da multinacional indiana ArcelorMittal, que adquiriu recentemente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O encontro pautou um alinhamento inicial entre a Universidade e a empresa, visando ao estabelecimento de parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade.



Segundo o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, o Brasil está se consolidando como referência em energias renováveis e há boas perspectivas para o desenvolvimento econômico do Ceará nesse segmento com a produção do hidrogênio verde.


Presente em mais de 60 países ao redor do mundo, a companhia possui 12 centros de pesquisa e desenvolvimento, um deles instalado em território nacional.

“A usina [do Pecém] será um celeiro para desenvolver os engenheiros daqui. Queremos abrir as portas aos cursos da UFC e aos laboratórios, e que vocês entendam a indústria como uma extensão. E a academia precisa nos ajudar com a substância e o conteúdo”, afirmou Torres.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda, como exemplo de formação de recursos humanos e qualificação de mão de obra, o programa de estágios da CSP envolvendo estudantes da UFC sempre foi um sucesso.  “O Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em aceno a essas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém. Não podemos mais perder cérebros, pois temos matéria-prima e material humano de excelente qualidade”, pontuou.

Para o reitor Custódio Almeida, duas unidades acadêmicas da UFC se destacam pela expertise demonstrada nas áreas industrial, de gestão de zonas costeiras e portuárias, e de meio ambiente: o Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Ele ainda mencionou a disponibilidade da Instituição em seguir contribuindo com as atividades desenvolvidas no Pecém.


“Temos no Brasil um grande potencial humano para atuar nos muitos problemas de infraestrutura e na pesquisa de pós-graduação. O Pecém tem uma proximidade fantástica da Europa, e é um modelo bastante interessante para a UFC”, declarou o reitor.

Compareceram, por parte da ArcelorMittal, Erick Torres (CEO da empresa no Ceará), Welligton Guidoni (diretor técnico), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais), Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura) e Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais).



Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!