Pular para o conteúdo principal

Nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém busca parceria com a UFC

A multinacional ArcelorMittal, nova dona da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a UFC tratam sobre parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade

 

 

Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa
Welligton Guidoni (diretor técnico - ArcelorMittal Pecém), Prof. Carlos Almir Montiero (chefe de Gabinete da Reitoria - UFC), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos - ArcelorMittal Pecém), Prof. Custódio Almeida (reitor da UFC), Erick Torres (CEO - ArcelorMittal Pecém), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém), Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais - ArcelorMittal Pecém) e Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura - ArcelorMittal Pecém) - Foto: Viktor Braga/UFC Informa





Em reunião realizada na manhã da última sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida e a vice-reitora Diana Azevedo receberam comitiva local da multinacional indiana ArcelorMittal, que adquiriu recentemente a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).


O encontro pautou um alinhamento inicial entre a Universidade e a empresa, visando ao estabelecimento de parcerias nas áreas de formação em engenharias, pesquisa e sustentabilidade.



Segundo o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, o Brasil está se consolidando como referência em energias renováveis e há boas perspectivas para o desenvolvimento econômico do Ceará nesse segmento com a produção do hidrogênio verde.


Presente em mais de 60 países ao redor do mundo, a companhia possui 12 centros de pesquisa e desenvolvimento, um deles instalado em território nacional.

“A usina [do Pecém] será um celeiro para desenvolver os engenheiros daqui. Queremos abrir as portas aos cursos da UFC e aos laboratórios, e que vocês entendam a indústria como uma extensão. E a academia precisa nos ajudar com a substância e o conteúdo”, afirmou Torres.

De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Carlos Almir Holanda, como exemplo de formação de recursos humanos e qualificação de mão de obra, o programa de estágios da CSP envolvendo estudantes da UFC sempre foi um sucesso.  “O Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em aceno a essas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém. Não podemos mais perder cérebros, pois temos matéria-prima e material humano de excelente qualidade”, pontuou.

Para o reitor Custódio Almeida, duas unidades acadêmicas da UFC se destacam pela expertise demonstrada nas áreas industrial, de gestão de zonas costeiras e portuárias, e de meio ambiente: o Centro de Tecnologia (CT) e o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Ele ainda mencionou a disponibilidade da Instituição em seguir contribuindo com as atividades desenvolvidas no Pecém.


“Temos no Brasil um grande potencial humano para atuar nos muitos problemas de infraestrutura e na pesquisa de pós-graduação. O Pecém tem uma proximidade fantástica da Europa, e é um modelo bastante interessante para a UFC”, declarou o reitor.

Compareceram, por parte da ArcelorMittal, Erick Torres (CEO da empresa no Ceará), Welligton Guidoni (diretor técnico), Gisele Sestren (gerente-geral de Recursos Humanos), Carla Brunoro (gerente de Comunicação e Relações Institucionais), Alex Nascimento (gerente de Infraestrutura) e Beatriz Bezerra (especialista em Relações Institucionais).



Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.