Pular para o conteúdo principal

SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, participou nesta segunda (21) de reunião com representantes da sociedade civil que integram a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)

SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA — Foto: reprodução/SDA
 SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA — Foto: reprodução/SDA

 

Por Glauber Sobral

Rede formada por entidades que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas para a região do Semiárido, e do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). 

 

Na pauta do encontro, foram tratados temas como regulamentação do Projeto Casa de Sementes, agroecologia e o programa Sertão Vivo.

Moisés Braz destacou a relevância do debate sobre a convivência com o semiárido cearense. “Esse trabalho coletivo entre SDA e as entidades civis é super importante para o Nordeste, especialmente o Ceará. 

 

O diálogo entre nós contribui para a construção de uma política de convivência com o semiárido. E o destaque vai também para o projeto nacional Sertão Vivo. Essa parceria garante a construção de um Ceará mais digno”, frisou o titular da pasta.

O coordenador do ASA no Ceará, Erinaldo Lima, reforçou a importância de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar. 

 

“Saímos do encontro com pautas negociadas em pontos que são de fundamental importância para o Fórum Cearense pela Vida do Semiárido, como também para o fortalecimento das políticas públicas de convivência com o semiárido. Viva a agricultura familiar”, destacou.
 


SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA — Foto: reprodução/SDA
 SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA — Foto: reprodução/SDA

 

Sertão Vivo


A iniciativa Sertão Vivo busca apoiar projetos que aumentem a resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. 

 

O objetivo é que esses projetos promovam o acesso à água, aumentem a produtividade, a segurança alimentar das famílias beneficiadas, restaurem os ecossistemas degradados e reduzam as emissões de gases do efeito estufa.

Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Sertão Vivo tem como objetivo apoiar projetos de resiliência climática para a população rural do Semiárido do Nordeste. (Com informações do Governo Federal)

Fórum Cearense pela Vida no Semiárido


O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) foi criado em 1999 com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para trabalhar políticas públicas em favor da convivência com o semiárido. Está presente nas microrregionais de Fortaleza, Sobral, Tianguá, Crateús, Iguatu, Sertão Central, Cariri, Limoeiro e Itapipoca. 

 

Em cada território, há Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs), pastorais sociais, cooperativas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...