Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, através dos projetos GDS, Mulheres de Aço, Meninas Digitais do Vale, Filhas de Edwiges e A.A.A. Indomável, realizou a campanha Dignidade Menstrual
![]() |
Ação da Campanha Dignidade Menstrual no Campus da UFC em Russas — Foto:reprodução/UFC |
menstruação
A menstruação é um processo natural, biológico e que faz parte do desenvolvimento humano, no entanto, muitas mulheres não possuem acesso básico a produtos de higiene, estrutura e até mesmo conhecimento a respeito. Isto é o que chamamos de Pobreza Menstrual.
De acordo com um estudo lançado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil meninas vivem em lares sem banheiro ou chuveiro no Brasil.
Diante disso, iniciativas em prol da garantia da dignidade menstrual são de interesse público e uma responsabilidade coletiva.
ação da campanha Dignidade Menstrual
Na tarde da última quarta-feira (31), na Sala 6 da Unidade 1 - Bloco A , foi realizada a última ação da campanha Dignidade Menstrual, através de um bate-papo com a convidada Inglidy Vitória Bezerra, enfermeira especialista em ginecologia e obstetrícia, professora do curso Técnico de Enfermagem da CPA Russas.
![]() |
Professora Inglidy Vitória Bezerra — Foto:reprodução/UFC |
Inglidy Vitória Bezerra
A conversa teve início com a fala da professora Inglidy sobre a definição de saúde menstrual e também com a exposição dos objetivos da roda de conversa. Além disso, os alunos também participaram contando suas experiências e conhecimento sobre o tema.
Logo em seguida, a professora aprofundou o tema falando sobre morfologia, ciclo menstrual, alternativas sustentáveis aos absorventes comuns, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e direitos sexuais e reprodutivos.
A campanha foi uma realização da UFC - Campus de Russas, com o apoio dos projetos Grupo de Desenvolvimento em Sustentabilidade (GDS), Mulheres de Aço, Meninas Digitais do Vale, Filhas de Edwiges e A.A.A. Indomável, também contou com o apoio de instituições públicas e privadas do Município de Russas.
![]() |
Ponto de coleta campanha Dignidade Menstrual instalado na entrada da UFC no Campus de Russas no Vale do Jaguaribe — Foto: José Nogueira |
pontos de coleta e doações campanha Dignidade Menstrual
A iniciativa contou com o apoio dos órgãos públicos municipais e instituições públicas e privadas da região, por meio da arrecadação de produtos menstruais e higiênicos, através de pontos de coletas, instalados em diversos locais, além da realização de palestras ao longo da campanha.
*com informações da Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC - Campus de Russas
Comentários