Professores, técnico-administrativos (TAEs) e alunos da UFC têm um compromisso importante nos dias 25 e 26 de abril
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De Russas, Ceará. 19/04/2023 20h10
Duas chapas concorrem:
a "Unir para Avançar" tem como candidata a reitora a Profª Elizabeth Daher, atual pró-reitora de Extensão, e como candidato a vice-reitor o Prof. Almir Bittencourt, atual pró-reitor de Planejamento e Administração.
Já a chapa "UFC Viva e Democrática" tem como candidato a reitor o Prof. Custódio Almeida, docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e como candidata a vice-reitora a Profª Diana Azevedo, atual vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT).
É o momento de participar da consulta para a escolha dos próximos reitor e vice da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ambas as chapas visitaram o Campus da UFC em Russas para apresentar suas propostas e ouvir as demandas dos professores, dos TAEs e dos alunos.
Chapa Unir para Avançar
![]() |
Professora Elizabeth Daher e seu candidato a vice-reitor — Foto: José Nogueira |
A chapa "Unir para Avançar" que tem como candidata a Profª Elizabeth Daher, esteve no campus, na última segunda-feira (17), as 10h.
A chapa "Unir para avançar" defendeu a importância da possibilidade de ter como reitora a primeira mulher no mais alto cargo da universidade.
A chapa defendeu também a criação e implantação de um cartão corporativo para despesas de custeio para os diretores das unidades acadêmicas e campus do interior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chapa pregou independência em relação ao reitor atual, apesar de fazerem parte do grupo gestor da universidade.
Chapa UFC Viva e Democrática
![]() |
Professor Custódio Almeida e sua candidata a vice-reitora — Foto: José Nogueira |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chapa "UFC Viva e Democrática" que tem como candidato o Prof. Custódio Almeida, compareceu ao campus de Russas, hoje (19), as 16h.
A
chapa "UFC Viva e
Democrática" defendeu a retomada da UFC, considerando a ruptura que houve devido a não aceitação da escolha da comunidade acadêmica por parte do então presidente da republica Jair Bolsonaro.
A chapa defende também a criação de de um cartão corporativo para despesas de custeio para os diretores das unidades acadêmicas e campus do interior, mas reconhece a dificuldade de implementação devido a falta de recursos.
A chapa faz oposição ao atual reitor, classificando sua gestão como autoritária.
sistema Hélius
A votação será totalmente eletrônica.
"O sistema é o sistema Hélius, ele já foi utilizado varias vezes em varias outras votações, inclusive a pedido por órgãos externos a UFC, então a comissão eleitoral tem entendido que ele é efetivamente extremamente seguro." Assegurou o presidente da comissão eleitoral, Roberto Sérgio do Nascimento.
O
Hélius, sistema de processamento eletrônico de dados que será utilizado
pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) na consulta, é
auditável e já foi testado em outros pleitos, garantindo ao eleitor o
absoluto sigilo do teor do voto, segundo a Comissão Eleitoral.
Para garantir a participação de todos, serão enviados emails nos dias de consulta com os links de votação.
Segundo o presidente da comissão eleitoral, serão enviados três e-mails, sendo eles no dia anterior ao dia da votação, no dia 25 de abril e no 2º dia de votação, 26 de abril.
Concluída a votação, o processo de apuração é rápido e no dia 27 de abril a comunidade acadêmica já deve conhecer o resultado das urnas.
Os nomes seguem para o Conselho Universitário - CONSUNI da UFC, que vai elaborar a lista tríplice dos candidatos a reitor, em reunião convocada para o dia 28 de abril.
Comentários