Falta pouco para o riacho Araibú em Russas, no Vale do Jaguaribe, ficar com água corrente
![]() |
Riacho Araibú em Russas, afluente do Rio Jaguaribe — Foto: Zé do Drone |
Você já parou para pensar como é maravilhoso ter um lindo riacho cheio ao seu lado?
Aqui vamos falar e mostrar sobre o riacho Araibú, afluente do rio Jaguaribe, que corta o centro da cidade de Russas no baixo Jaguaribe.
riacho Araibú
O riacho Araibú não tem água corrente a muitos anos, diversas tentativas já foram feitas, por governos municipais, na busca de fazer a água correr por esse riacho.
Segundo alguns moradores mais antigos de Russas, o riacho tinha, no passado, água corrente, mas devido as represas do rio Jaguaribe, principalmente, depois do açude Castanhão, o riacho nunca mais conseguiu água corrente.
O maior acumulo de água registrado no riacho neste ano, foi no último domingo (16) quando ocorreu uma chuva de 85 milímetros em Russas.
Boa parte da água da chuva que cai sobre o centro do município de Russas é escoada para o riacho Araibú, com isso o riacho fica cheio.
Porém, a esperança é que o riacho fique cheio e com água corrente. Isso ocorre quando o nível do rio Jaguaribe estiver muito alto, de barreira a barreira, como afirma os moradores da região.
![]() |
Riacho Araibú em Russas, no Vale do Jaguaribe — Foto: José Nogueira |
Rio Jaguaribe
Segundo ainda aos moradores, quando o rio Jaguaribe colocar água pra dentro do riacho Araibú, é possível o banho e a pesca, considerando, que a água não será apenas da chuva, mas corrente, o que propicia momentos de lazer as margens do riacho.
Além de uma fonte de renda através da pesca, em toda a sua extensão.
José Carlos, pescador antigo desta região, afirma que em invernos de anos passados, já lanceou e pegou peixe nesse riacho.
"Espero está vivo para ter esse prazer novamente, de com minha tarrafa, pescar nesse nosso riacho." Disse o pescador.
Comentários