Conselho aprova aumento do teto do juro do consignado do INSS para 1,97% ao mês
![]() |
Reunião do Conselho Nacional da Previdência Social — Foto: Carlos Lupi/Ascon. |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão vem 2 semanas após o órgão reduzir a taxa para 1,70% ao mês, o que motivou suspensão de empréstimos pelos bancos.
empréstimo consignado INSS
O governo vinha realizando, nas últimas semanas, reuniões e encontros com representantes dos bancos e do sistema financeiro para discutir a taxa de juros do crédito consignado para aposentados do INSS.
A redução obrigatória dos juros para 1,70%, aprovada e anunciada pelo Conselho Nacional da Previdência Social, teve efeito reverso.
interrupção dos consignados
Diversas instituições, incluindo os bancos públicos, anunciaram a interrupção dessas operações, por considerarem que as novas taxas são insustentáveis.
O governo temia que sem a opção do consignado, os aposentados passem a buscar alternativas de crédito mais caras, aumentando seu endividamento e criando um novo problema para o atual governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
teto do juro do consignado do INSS
Assim, o conselho aprovou aumento do teto do juro do consignado do INSS para 1,97% ao mês e os bancos voltam a oferecer o empréstimo consignado do INSS a partir de hoje, 29.
ministério da previdência social
Essa decisão veio 2 semanas após o órgão reduzir a taxa para 1,70% ao mês, o que motivou suspensão total de empréstimos pelos bancos, inclusive os bancos públicos, o que deixou o ministro da previdência social, Carlos Lupi (PDT) em situação delicada.
Comentários