UFC inicia Encontro Nacional de Cultura

O evento reúne representantes de universidades e institutos federais em Fortaleza até sexta-feira (26)

Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste
VI Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste (FORCULT Nordeste) nos jardins da Reitoria da UFC em Fortaleza. (créditos: Natália Pinho/UFC)

Começou nesta quarta-feira (24), nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, o Encontro Nacional de Cultura e Arte das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).

Realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC) com apoio do Ministério da Cultura, o evento se estende até o dia 26 de junho e reúne gestores, pesquisadores, representantes de universidades e institutos federais, além de fóruns acadêmicos e instituições vinculadas às políticas culturais e educacionais brasileiras.

Com o tema “Cultura, Arte e Democracia”, o encontro busca promover a articulação nacional em torno das políticas culturais no ensino superior público, fortalecendo redes de cooperação e construindo agendas comuns para o setor.

A iniciativa dá continuidade às discussões iniciadas no I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, realizado em 2023 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), ampliando agora o debate para institutos federais e universidades estaduais.

MEC e MinC

A abertura institucional ocorreu às 14h no Auditório da Reitoria da UFC, com a presença de representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura.

A programação inclui mesas de debate, atividades setoriais e momentos de formulação coletiva, abordando políticas públicas de cultura e educação, gestão cultural nas instituições de ensino superior, ações de extensão e avanços normativos do setor cultural.

Nesta quarta-feira, foi realizada a mesa “Convergências – Cultura e educação na construção de políticas públicas democráticas”, com participação de representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI/MinC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).

Lançamento do Observatório de Políticas e Gestão de Cultura

Na manhã de quinta-feira (25), está previsto o lançamento do Observatório de Políticas e Gestão de Cultura nas IPES, iniciativa voltada ao acompanhamento, produção de dados e fortalecimento das políticas culturais nas instituições públicas de ensino superior, com participação de representantes do MinC, da UFC e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX).

Ainda pela manhã, a mesa “Dialéticas – Saberes em movimento: políticas de cultura, arte e extensão nas IPES” reunirá representantes da UFC, da Coordenação Nacional de Extensão (COEX), da UFMG e da UFRJ.

À tarde, atividades remotas serão organizadas em grupos setoriais para Institutos Federais, Universidades Federais e Universidades Estaduais .

IBRAM, IPHAN, FUNARTE e UNILAB

Na sexta-feira (26), o debate se concentrará nos avanços normativos e democráticos das políticas culturais, com a mesa “Horizontes” abordando temas como o Plano Nacional Setorial de Museus, a Política Nacional das Artes e o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, com representantes do IBRAM, IPHAN, FUNARTE e UNILAB .

O encerramento ocorrerá na tarde de sexta-feira, com a plenária final para apreciação de um documento-síntese contendo propostas e encaminhamentos construídos coletivamente ao longo do encontro .

As inscrições são gratuitas e o evento é aberto ao público.

Representantes de diversas regiões do país já confirmaram participação, reforçando o caráter nacional da iniciativa.

Postar um comentário

Sugestões e Opiniões

Postagem Anterior Próxima Postagem