O evento reúne representantes de universidades e institutos federais em Fortaleza até sexta-feira (26)
![]() |
| VI Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste (FORCULT Nordeste) nos jardins da Reitoria da UFC em Fortaleza. (créditos: Natália Pinho/UFC) |
Começou nesta quarta-feira (24), nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, o Encontro Nacional de Cultura e Arte das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).
Realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult UFC) com apoio do Ministério da Cultura, o evento se estende até o dia 26 de junho e reúne gestores, pesquisadores, representantes de universidades e institutos federais, além de fóruns acadêmicos e instituições vinculadas às políticas culturais e educacionais brasileiras.
Com o tema “Cultura, Arte e Democracia”, o encontro busca promover a articulação nacional em torno das políticas culturais no ensino superior público, fortalecendo redes de cooperação e construindo agendas comuns para o setor.
A iniciativa dá continuidade às discussões iniciadas no I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, realizado em 2023 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), ampliando agora o debate para institutos federais e universidades estaduais.
MEC e MinC
A abertura institucional ocorreu às 14h no Auditório da Reitoria da UFC, com a presença de representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura.
A programação inclui mesas de debate, atividades setoriais e momentos de formulação coletiva, abordando políticas públicas de cultura e educação, gestão cultural nas instituições de ensino superior, ações de extensão e avanços normativos do setor cultural.
Nesta quarta-feira, foi realizada a mesa “Convergências – Cultura e educação na construção de políticas públicas democráticas”, com participação de representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI/MinC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).
Lançamento do Observatório de Políticas e Gestão de Cultura
Na manhã de quinta-feira (25), está previsto o lançamento do Observatório de Políticas e Gestão de Cultura nas IPES, iniciativa voltada ao acompanhamento, produção de dados e fortalecimento das políticas culturais nas instituições públicas de ensino superior, com participação de representantes do MinC, da UFC e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX).
Ainda pela manhã, a mesa “Dialéticas – Saberes em movimento: políticas de cultura, arte e extensão nas IPES” reunirá representantes da UFC, da Coordenação Nacional de Extensão (COEX), da UFMG e da UFRJ.
À tarde, atividades remotas serão organizadas em grupos setoriais para Institutos Federais, Universidades Federais e Universidades Estaduais .
IBRAM, IPHAN, FUNARTE e UNILAB
Na sexta-feira (26), o debate se concentrará nos avanços normativos e democráticos das políticas culturais, com a mesa “Horizontes” abordando temas como o Plano Nacional Setorial de Museus, a Política Nacional das Artes e o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, com representantes do IBRAM, IPHAN, FUNARTE e UNILAB .
O encerramento ocorrerá na tarde de sexta-feira, com a plenária final para apreciação de um documento-síntese contendo propostas e encaminhamentos construídos coletivamente ao longo do encontro .
As inscrições são gratuitas e o evento é aberto ao público.
Representantes de diversas regiões do país já confirmaram participação, reforçando o caráter nacional da iniciativa.
