Pular para o conteúdo principal

Servidores federais da UNIVASF de greve

A paralisação acontece nessa terça-feira (15) e nesta quarta-feira (16) nos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Instituto Federal da Bahia (IFBA) no Estado da Bahia e Piauí

univasf
UNIVASF paralisa atividades e denuncia retirada de pontos acordados durante greve nacional dos servidores das universidade e institutos federais | Foto: Reginaldo Marinho
 

Servidores federais da UNIVASF e do IFBA paralisaram as atividades dos campi da região norte do Estado da Bahia. Durante o protesto, vários serviços deixaram de ser oferecidos nessa terça-feira (15) e nesta quarta-feira (16) nas unidades federais.

 

 O comando geral de greve dos servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs) informou que a paralisação ocorre em decorrência da retirada de alguns pontos que foram acordados no início do ano, durante as negociações para finalizar a greve nas universidades e institutos federais ocorrida de março a junho deste ano.

 

Ainda, segundo o comando geral de greve, dentre os pontos retirados e também as reivindicações dos servidores técnicos-administrativos em educação, estão a regra de transição para capacitação, o reposicionamento dos aposentados e o reconhecimento de saberes e de competências (RSC).

 

Esses pontos estavam no acordo de greve feito para finalizar a greve geral nas universidades federais, do início do ano, que foi a maior da história do funcionalismo público federal, e durou de março a junho deste ano. Agora a categoria dos servidores federais afirma que foi surpreendida com a retirada destes pontos e reivindicam a reinclusão desses pontos no documento assinado durante o acordo.

 

Na UNIVASF, os servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs) que paralisaram as atividades, atuam em vários setores, desde setores administrativos, acadêmicos e até em laboratórios. Apenas 30% dos setores essenciais é que se manterão funcionando com suas atividades durante essa terça-feira (15) e esta quarta-feira (16), período de greve dos servidores federais em educação.

 

Conforme informou o comando de greve, trata-se de uma paralisação em nível nacional, várias universidades e institutos federais paralisaram suas atividades, todos os campi da UNIVASF paralisaram, campus de Juazeiro da Bahia, campus Senhor do Bonfim, campus Paulo Afonso, campus de Petrolina e campus de São Raimundo Nonato que fica no Estado do Piauí.

 

Outras instituições federais como o instituto federal da Bahia, em Juazeiro, também paralisou suas atividades, aderindo a essa paralisação de ontem e de hoje, dias 15 e 16 de outubro. Cerca de 800 estudantes universitários vão ficar sem aulas nessa terça e hoje, quarta-feira, no instituto federal de Juazeiro da Bahia. O Instituto federal de Jacobina também parou suas atividades, aderindo também a essa greve. 

 

O instituto federal da Bahia emitiu nota afirmando que vai seguir em dialogo com os servidores federais em greve. A UNIVASF emitiu também nota em relação a paralisação dos servidores federais técnicos-administrativos em educação (TAEs), informando que respeita a livre manifestação dos servidores, afirma ser uma manifestação legitima. Também disse que reconhece as reivindicações da categoria e que vai continuar mantendo dialogo permanente com os servidores. 

 

Até o fechamento dessa matéria, o ministério da educação (MEC), comandado pelo ministro Camilo Santana (PT) e o Ministério da Gestão e Inovação, comandado pela ministra Esther Dweck, também do Partido dos Trabalhadores (PT) não se manifestaram sobre a paralisação dos servidores das universidade e institutos federais.  

Comentários

VEJA TAMBÉM

Peixe raro e exótico surpreende na Praia do Batoque em Aquiraz

A praia faz parte da Reserva Extrativista do Batoque sob responsabilidade do ICMBio Uma descoberta peculiar agitou a Praia do Batoque, em Aquiraz, litoral leste do Ceará, no último dia 10 de agosto, por volta das 11h da manhã. Um peixe com características raras e exóticas foi encontrado na orla, chamando a atenção pela sua aparência singular. O espécime, de cor clara, apresenta olhos grandes e estufados, uma boca afunilada e uma cauda que se assemelha a um cavalo marinho. A combinação dessas características o torna um exemplar incomum e de difícil identificação imediata, despertando a curiosidade de quem o avistou. LABOMAR Ainda não há informações sobre a espécie exata do peixe, mas sua presença na costa cearense levanta questões sobre a biodiversidade marinha local e a ocorrência de espécies menos comuns em águas costeiras. Especialistas em biologia marinha foram contactados por moradores e visitantes para fornecer mais detalhes sobre este achado e sua relevância para a fauna da regiã...

Ex-reitor da UFC no café da oposição da Alece

O ex-reitor da UFC, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, foi o convidado do café da oposição na Alece nesta terça-feira (26) O encontro, realizado no gabinete do deputado Alcides Fernandes (PL), reuniu parlamentares do bloco oposicionista e serviu como palco para Dr. Cândido, que é advogado, expressar suas visões políticas e aspirações para as eleições de 2026. Durante a conversa, o professor e ex-reitor elogiou a coragem e a inteligência dos deputados de oposição em um cenário político que ele descreveu como: "extremamente hostil politicamente", com todos os níveis de governo e as presidências da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Câmara Municipal de Fortaleza sob o mesmo grupo político. Ele ressaltou a importância de levantar a voz pelo que é melhor para o Estado. Cândido Albuquerque Com interesse declarado em disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, Prof. Dr. Cândido Albuquerque afirmou que sua principal motivação é "ajudar e contribuir". Ele indicou que ...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.