Governo Elmano (PT) usa da força policial, através do Batalhão de Polícia de Choque (Batalhão de Choque) em uma manifestação pacífica dos servidores do Detran no Ceará
![]() |
Governo usa da força policial em uma manifestação pacífica dos servidores do Detran no Ceará | Foto: Jefferson Abreu |
No 21º dia de greve dos servidores do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a categoria reuniu-se na manhã desta segunda-feira (22) para um protesto pacífico nas proximidades da Arena Castelão.
O protesto, que teve início às 7 horas da manhã, reuniu cerca de 70 servidores que denunciaram a contratação temporária de vistoriadores para substituir os fiscais do Detran na fiscalização de veículos. A categoria está em greve desde o dia 3 de abril, e o protesto foi direcionado à Arena Castelão, onde ocorrem as vistorias realizadas por terceirizados.
No entanto, a manifestação foi interrompida por uma ação policial do Batalhão de Polícia de Choque. Os servidores, que lutam por melhores condições de trabalho e a reestruturação das tabelas salariais, foram surpreendidos com a intervenção militar.
Os policiais utilizaram força física e spray de pimenta para dispersar os servidores, resultando na prisão de uma pessoa.
É importante ressaltar que a vistoria que está sendo realizada na Arena Castelão trata-se de uma atividade irregular, conforme estabelecido pela resolução 941 do Contran.
Gabriela Mac Dowell, coordenadora geral do Sindetran-CE, apontou que as vistorias em andamento nos veículos são consideradas "ilegais". Ela enfatizou que a resolução nº 941 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige que a vistoria de veículos novos seja divulgada e realizada em local apropriado.
A coordenadora destacou que os componentes obrigatórios não estão sendo avaliados de forma adequada. “Só tiram fotos do chassi e do motor, sem verificar os componentes obrigatórios, e simplesmente alguém no Detran, lá na Maraponga, autoriza essas vistorias. A cidade pode estar recebendo veículos adulterados”, denunciou.
Diante disso, a ação sindical dos servidores estava respaldada legalmente, tanto que o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE) irá pedir anulação das vistorias na Justiça. Após a intervenção policial, o servidor detido foi encaminhado ao 16º Distrito Policial, no Dias Macedo. No entanto, foi liberado logo em seguida.
Comentários