A terceira reunião do plenário do Comitê de Governança (CGOV) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é a primeira do referido colegiado na nova administração da universidade
![]() |
À direita, Professor Cândido Lobo, diretor do Campus da UFC em Russas | Foto: Viktor Braga |
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, presidiu, na tarde do último dia 31 de outubro, a terceira reunião do plenário do Comitê de Governança (CGOV) da universidade e a primeira do referido colegiado na nova administração da UFC.
A reunião ocorreu na sala dos Conselhos Superiores da universidade, na Reitoria da UFC, e contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Profª Diana Azevedo, além de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas de Fortaleza e do interior, além de gestores de unidades administrativas.
Segundo o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, a governança é uma “vitrine” para quem olha a Universidade do lado de fora.
“A governança é uma área em que sempre precisamos aprender, fazendo com que a missão institucional seja executada da melhor maneira possível. Nós, servidores docentes e técnicos, temos o que aprender, porque a gente sempre pode fazer melhor. Este comitê é uma sala de aula para todos nós que estamos aqui”, afirmou.
Planejamento da UFC
Foi realizada a discussão acerca do monitoramento trimestral do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, que se encontra atualmente em fase de revisão. Foi acordado prazo para que os gestores das unidades acadêmicas e administrativas encaminhem as atualizações necessárias na revisão deste primeiro ano do PDI.
Governança da UFC
O diretor da Secretaria de Governança (SECGOV) da UFC, Luís César de Vasconcelos, em linhas gerais, na apresentação da SECGOV ao comitê, abordou os aspectos de gestão de riscos, integridade e o plano de continuidade de negócio (PCN).
Decisões da UFC
Os participantes do CGOV foram orientados sobre como proceder em incidentes previstos na gestão de riscos das unidades acadêmicas e administrativas da universidade.
Dessa maneira, os gestores devem seguir reportando casos como quedas de energia elétrica e de conexão de Internet, falta de abastecimento de água, demandas por podas de árvores, destinação adequada de resíduos, manutenção predial e reparo de equipamentos, como elevadores e aparelhos de ar- condicionado.
Ao fim da reunião, os membros do Comitê de Governança foram consultados acerca de três pautas sugeridas para votação pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), todas aprovadas por unanimidade dos presentes.
O primeiro tópico envolveu a retirada da indisponibilidade de local de trabalho por motivos de pandemias e episódios de saúde coletiva, e a inclusão no PCN do processo de concurso público para magistério superior.
A segunda pauta contemplou a prorrogação de prazo para o início de 2024 referente aos fluxos dos processos de concursos docentes.
O terceiro ponto votado abordou a implantação do Programa de Gestão de Competências para a formação de servidores de carreira para assumir postos de liderança na UFC.
Comentários