Circulando entre os mestres da cultura cearense e fortalecendo o teatro de bonecos no Ceará
![]() |
Projeto Troca de Saberes em Pindoretama no Ceará — Foto: Divulgação |
Botando Boneco!
O bonequeiro Omar Rocha e o mestre da cultura de Pindoretama, Bil Bonequeiro apresentam o espetáculo Botando Boneco! mantendo viva a cultura do teatro de bonecos no Ceará.
Esse projeto tem o intuito de enaltecer e prestigiar os mestres da cultura do teatro de bonecos do Ceará, trazendo mais visibilidade e reconhecimento do mestre dentro da sua comunidade.
Na oportunidade, será entregue mais uma belíssima obra literária, através do lançamento do Livro Bil, o bonequeiro. A obra tem autoria da professora e escritora Bárbara Maria Lopes de Sousa Costa.
Bil bonequeiro
Bil Bonequeiro é um dos mestres da cultura popular cearense, Raimundo Ferreira Pereira, 60 anos, o "Bil Bonequeiro", está ganhando biografia escrita pela professora Bárbara.
Simples e carismático, o artista popular é natural da cidade de Pindoretama, a 167 Km de Russas. Quando criança trabalhou no cabo da enxada e frequentou pouco a escola. No entanto, seu talento é notório na produção dos bonecos, na elaboração dos enredos e no desempenho peculiar que ele confere à voz e aos traquejos dos personagens.
Conhecido em grande parte do Nordeste, sobretudo no Ceará, Bil Bonequeiro já se apresentou no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Omar Rocha
Omar Rocha é bonequeiro, ator, diretor teatral e professor de teatro. Atua na área das artes cênicas desde 1976. Criador dos bonecos e coordenador do núcleo de manipulação do programa “Nas Garras da Patrulha” exibido pela TV Diário. Criador e Diretor do 1º programa infantil com bonecos do norte-nordeste “TV Tupiniquim” exibido pela TV Diário.
Serviço
- Espetáculo Botando Boneco!
- Lançamento do Livro Bil, o bonequeiro.
Dia: 10/06/2023
Horário: 09h
Local: Centro Cultural de Pindoretama.
Centro - Pindoretama - Ceará.
Comentários